São Paulo, sexta-feira, 5 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem mais analfabetos do que Uruguai

DA REPORTAGEM LOCAL

O índice de analfabetismo no Estado de São Paulo é quase três vezes maior do que em países da América do Sul como Uruguai e Argentina.
Um relatório feito pelo Banco Mundial em 1990 mostra que 4% e 5%, respectivamente, da população adulta desses países não sabem ler ou escrever.
O censo do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) feito em 91 aponta que, no Estado, 13% das pessoas com mais de 5 anos são analfabetas.
Levando em consideração apenas a população com mais de 15 anos em São Paulo, o índice de analfabetismo cai para 10%, mas continua representando o dobro do índice dos outros países.
São Paulo é um dos Estados com menor porcentagem de analfabetos no país. A média brasileira, segundo o censo, é de 20%.
O número do estudo feito pelo Banco Mundial em 90 é quase o mesmo: 19% de analfabetismo adulto no país. Nesse mesmo patamar estão a Turquia (19%) e a República Dominicana (19%).
Mas a porcentagem de brasileiros analfabetos caiu em comparação com o censo de 1980. Nesse ano eles eram 25,5% em média no país e 18% em São Paulo.
O censo considerou alfabetizadas as pessoas que conseguem escrever um bilhete. Quem aprendeu a ler mas já esqueceu, ou sabe apenas assinar o nome, entra para a estatística como analfabeto.

Texto Anterior: Menor acusado de matar ex-diretor do BC diz que outro garoto atirou
Próximo Texto: O diretor Antonioni está em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.