São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intelectuais criticam atriz Ruth Escobar

FERNANDO DE BARROS E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

A declaração da atriz e empresária Ruth Escobar, segundo quem a eleição presidencial deste ano estaria sendo disputada por Jean-Paul Sartre (Fernando Henrique Cardoso) e um encanador (Luiz Inácio Lula da Silva), revoltou intelectuais do PT e foi considerada "infeliz" no PSDB.
"Sartre ficaria revoltado com essa manifestação de preconceito de classe", disse o crítico literário Antonio Candido, professor emérito da USP e eleitor de Lula.
Escobar, durante almoço oferecido na terça-feira à mulher de FHC, Ruth Cardoso, disse, diante de 80 mulheres, que "nessa eleição, existem duas opções: votar em Sartre ou escolher um encanador".
Escobar atribuiu a frase ao cineasta e articulista da Folha Arnaldo Jabor, que a teria pronunciado durante um jantar.
Suzana Villas-Boas, mulher de Jabor, presente no almoço de apoio a FHC, não se manifestou na hora.
Ontem, Villas-Boas procurou a Folha. "Só não me manifestei na hora porque desconhecia a frase. Fiquei desconcertada", falou.
"Não concordo com a colocação infeliz da Ruth Escobar, que considero fascista. O Lula é um homem de respeito, e acho o máximo que um operário tenha chegado onde ele chegou", disse Suzana.
O filósofo José Arthur Giannotti, eleitor de FHC, criticou a Folha no episódio. "A Folha deveria se interessar menos por fofocas e mais pela análise da situação política. O que as pessoas dizem no momento de um almoço não me parece representar uma opinião que se torna coletiva", disse.
Segundo Giannotti, "às vezes, a Folha, em vez de estar com o rabo preso com o leitor, parece apenas querer incendiá-lo".
A filósofa Marilena Chaui, ex-secretária da Cultura de Luiza Erundina (PT), ironizou Escobar. "Vinda de uma conhecida especialista em filosofia, tão competente como aparenta, a frase vai eletrizar o país, embora Sartre julgue ser desprezível e odioso o preconceito de classe", disse Chaui.
Segundo ela, "a única semelhança entre Sartre e FHC é que o primeiro também disse que tudo o que havia publicado não tinha o menor valor".
Chaui refere-se à frase "esqueçam o que escrevi", que FHC teria dito num almoço a empresários, mas cuja autoria nega.
O ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, coordenador financeiro da campanha de FHC, dise que a frase de Escobar "é natural numa campanha, mas é infeliz".
"Eu me sinto orgulhoso de ter uma eleição sendo disputada entre o Fernando e o Lula", disse.
O cineasta Arnaldo Jabor foi procurado ontem à tarde pela reportagem, mas não estava em casa.

Texto Anterior: Atestado eleitoral
Próximo Texto: Romário agora admite rever voto em petista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.