São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor do imposto único pede o afastamento já

DA REDAÇÃO

Se forem comprovadas irregularidades na venda de bônus de campanha, Flávio Rocha deve renunciar a sua candidatura à Presidência pelo Partido Liberal (PL). A opinião é do vereador e candidato a deputado federal Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque (PL).
Cintra, 48, acha que o PL deve investigar profundamente o caso e expulsar Rocha se concluir que houve ação ilícita e se o candidato não renunciar. O vereador é o autor da proposta de criação do imposto único, idéia central da campanha de Rocha.
Na avaliação de Cintra, o PL "deve tomar todas as medidas cabíveis para preservar a imagem ética do partido". Ele acredita que será necessário pedir uma retratação do candidato e não descarta a adoção de medidas judiciais.
Marcos Cintra diz não ter informações sobre a venda de bônus eleitorais e acrescenta ter ficado surpreso quando viu a notícia na Folha. Ele acha que é preciso "aguardar a manifestação do candidato" e tomar medidas drásticas assim que o caso ficar esclarecido.
O vereador, que é colunista da Folha, teme que o episódio prejudique o partido. "O PL é um partido ético, isento de escândalos e que não pode ser envolvido em fatos irregulares", afirma Cintra ao defender rigor do partido na apuração dos fatos revelados.
Para ele, é possível que a imagem do imposto único também seja atingida com o escândalo dos bônus eleitorais com deságio. Mas Cintra acha que, ao contrário, a proposta ganha força com episódios como o mostrado pelo jornal.
Na sua opinião, "se o imposto único estivesse vigorando esse tipo de comportamento não existiria". Isso porque o imposto único elimina praticamente todos os tributos e fixa apenas uma taxa sobre saques e depósitos de dinheiro.
Para o vereador, que é economista, sua idéia automaticamente inibe as sonegações, já que captura todas as operações financeiras dos contribuintes e acaba com declarações. "O imposto único é a solução até para os crimes eleitorais", declara.

Texto Anterior: 'Esquema é dos colloridos'
Próximo Texto: PARA ENTENDER O CASO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.