São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT diz que produtos não prejudicam saúde

LUIS HENRIQUE AMARAL ; ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A vereadora Aldaíza Sposati (PT) recebeu ontem uma lista parcial dos alimentos industrializados que a Secretaria Municipal de Abastecimento diz que estariam impróprios para o consumo. A lista foi solicitada judicialmente pela vereadora à prefeitura.
A lista entregue tem apenas 17 itens. A prefeitura divulgou que seriam 70. Ela não traz também a marca dos produtos. A vereadora, após consulta ao Instituto Adolfo Lutz, afirma que os problemas apontados pela prefeitura nos alimentos não causam mal à saúde.
Em consequência disso, Aldaíza entrou com uma representação na Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público contra o secretário de Abastecimento, Waldemar Costa Filho.
"Estará ocorrendo sonegação de informações do Executivo ao Legislativo ou, de fato, nunca houve uma lista de cem produtos? Criou-se uma comoção popular sem ter provas?", pergunta ela na representação.
A representação cita dois exemplos: a lista diz que há um suco artificial contaminado com o bacillus cereus. Mas esse bacilo (um tipo de bactéria) não se desenvolve em um ambiente ácido, como o do suco. Outro exemplo é o do leite de coco. A prefeitura diz que ele teria dióxido de enxofre.
O problema é que esse é o conservante indicado para o produto. "Sua presença não é motivo de alarme, mas de segurança", diz Aldaíza, que acredita que "uma farsa pode estar sendo montada".
O anúncio da prefeitura foi publicado nos jornais no domingo passado. Ele afirmava que pesquisas realizadas pela Vigilância Sanitária haviam detectado "problemas gravíssimos" em inúmeros alimentos industrializados.
O secretário Costa Filho afirmou anteontem que "se a população está sendo contaminada não é de hoje" e "mais dez dias não vai matar ninguém", se referindo ao prazo exigido pela prefeitura para divulgar as marcas.
O responsável pela divisão de epidemiologia da prefeitura, Márcio Conrrado, havia informado que no arroz, por exemplo, tinha sido encontrada uma espécie de bactéria que poderia provocar a morte de idosos.(Luis Henrique Amaral e Alessandra Blanco)

Texto Anterior: Médico defende uso de drogas antidepressivas
Próximo Texto: Lista só será divulgada em dez dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.