São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção brasileira perde para a China

DO ENVIADO ESPECIAL

A China bateu o Brasil por 97 a 93, na prorrogação, na partida mais equilibrada da rodada de abertura do Mundial.
Há dez dias, nos Jogos da Amizade, na Rússia, os brasileiros haviam vencido os chineses por 49 pontos de diferença.
Os chineses surpreenderam. Marcando forte no início do jogo, a China praticamente anulou o ataque do Brasil, conseguindo sua primeira vitória contra os brasileiros em um Mundial.
Os chineses aproveitaram o fato de a seleção brasileira ter mantido no banco seus principais jogadores –procurando poupá-los para o segundo tempo– e saíram na frente.
O Brasil reagiu e até passou à frente no marcador (47 a 46). Os chineses, no entanto, resistiram e empataram (77 a 77), faltando três segundos para o final.
Pipoca ainda fez uma cesta, que foi inicialmente confirmada pela arbitragem e depois anulada pelo controle do tempo do jogo, pois o cronômetro já havia zerado.
Na prorrogação, os chineses avançaram para 87 a 79. O Brasil voltou a ficar só dois pontos atrás, mas perdeu a chance de empatar.
O técnico chinês, Jiang Xingqu, disse, depois da vitória, que tinha estudado bem as movimentações do time brasileiro.
"Os dois times jogaram bem. Foi um jogo equilibrado. A China teve mais sorte", declarou Jiang.
O técnico chinês fez questão de elogiar a aplicação de seus jogadores. "Estou orgulhoso, eles atuaram com muita raça e, na prorrogação, tiveram confiança para lutar pela vitória", disse.
O técnico do Brasil, Ênio Vecchi, elogiou o desempenho do time chinês e atribuiu o fracasso brasileiro ao desequilíbrio ofensivo. "A China não tinha nada a perder e soube conduzir seu jogo", afirmou.(EA)
Equipes e marcadores: Brasil - Paulinho (26), Pipoca (5), Maury (23), Josuel (14) e Fernando (time inicial), mais Rogério (9), André (4), Olívia (10), Márcio (2) e Janjão. China - Adiljan (2), Wu Zheng (9), Jun Sun (8), Naiqun Wu (16), Tao Shan (8) (time inicial), mais Qinglong Wu (15), Weidong Hu (27) e Yudong Liu (12).

Texto Anterior: Derrota não muda planos de renovação da seleção
Próximo Texto: Croácia confirma 'vice-favoritismo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.