São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romário decide aumentar férias

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL A VITÓRIA

O atacante Romário decidiu ficar mais dias no Brasil antes de voltar à Espanha, onde joga pelo Barcelona.
"Não há a menor chance de eu embarcar antes do dia 20", afirmou o atacante ontem em entrevista à Folha.
O técnico do clube, Johan Cruyff, recuou no confronto com o jogador. "É a primeira vez que Romário faz esse tipo de coisa", disse ontem. "Quando ele voltar vamos conversar."
Romário se recusou a começar a treinar com os outros jogadores de sua equipe na segunda-feira passada. Disse que ficaria no Brasil "pelo menos" até o dia 15.
Ele mudou ontem a previsão, "ganhando" mais cinco dias. "Fui o único jogador do clube a chegar à final da Copa do Mundo. Por isso mereço um pouco de descanso." Romário se referia a Hagi, recém-contratado pelo Barcelona e ao búlgaro Stoichkov, que participaram da Copa.
Ele acredita que o Barcelona exigiu sua presença porque "na Espanha não se tem idéia do que é uma Copa do Mundo para os brasileiros. Além do cansaço físico, a tensão é muito grande e nos desgasta."
O atacante revelou a sua versão do que ocorreu desde o início da crise. "Liguei duas vezes para diretores do Barcelona e não consegui falar. Meu procurador fez isso outra vez e aconteceu o mesmo."
"Então não telefonei mais. Assumo a minha decisão". Romário reafirmou que concorda em ser multado, ameaça que Cruyff fez de segunda a quinta-feira.
"Se o funcionário de uma empresa prolonga as suas férias tem que ser multado. Por que comigo seria diferente?", perguntou.
O presidente do clube, Jose Nunez, defendeu Romário na quarta-feira. "Ele merece uma margem de confiança", afirmou.
O clube está treinando na Holanda. A temporada 1994-95 do Campeonato Espanhol começa no mês que vem.
Romário disputou um jogo anteontem à noite em Vitória, no Espírito Santo. Desmentiu que no vestiário tenha recebido na testa um tapa do jogador Mauro, da Desportiva, clube local.
Mauro afirmou a um jornal local que agrediu Romário porque o jogador não quis conversar com ele.
Romário desembarcou ontem no Rio às 11h42. Disse que iria em seguida para Angra dos Reis, no litoral fluminense, descansar com a família na casa de um amigo.
Hoje participa de um show beneficente organizado por ele na Vila da Penha, subúrbio carioca (leia texto nesta página).
Telê Santana
O jogador irritou-se com o técnico do São Paulo, Telê Santana, que teria condenado seu atraso para os treinos do Barcelona.
"Quem é Telê Santana para dizer isso? Não é tetracampeão mundial. Disputou duas Copas com a seleção brasileira (1982 e 1986) e perdeu as duas. Quero que Telê vá dormir."
O jogador afirmou que não aceita comentário de outros treinadores sobre sua decisão de prolongar as férias.
"Nem o Parreira pode falar, porque não me dirige mais. Esse assunto só interessa a Cruyff."
Flamengo
A transferência de Romário para o Flamengo é "impossível", de acordo com o presidente do clube, Luiz Augusto Velloso.
Ele disse ontem à Folha que o preço do passe do jogador, US$ 10 milhões, é inviável para qualquer clube ou empresa brasileiros, "inclusive a Parmalat", empresa multinacional que tem contrato de co-gestão com o Palmeiras.
O ex-diretor de marketing do Flamengo (1987) e atual empresário de Romário, João Areias, tentou organizar um grupo de empresas para comprar o passe do atacante e emprestá-lo ao Flamengo.
O contrato do jogador com o Barcelona tem uma cláusula que prevê sua liberação imediata caso algum clube ou entidade pague US$ 10 milhões.
"A única saída é o Romário falar com os dirigentes do Barcelona para baixar o preço do passe", disse Velloso. "Mas não creio que seja possível."
Romário também acha que a quantia inviabiliza a venda de seu passe.
"Se não for possível voltar ao Brasil, cumprirei os dois anos de contrato que restam com o Barcelona e depois encerro a carreira."

Texto Anterior: Rijkaard deve abandonar futebol ; Brasileiro perde nas quartas-de-final ; Havelange apóia candidatura do Rio ; Preparador físico fica no Bragantino ; Santos e Palmeiras se enfrentam hoje
Próximo Texto: ENTENDA A POLÊMICA ROMÁRIO x BARCELONA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.