São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta a fuga de hutus

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Aumenta afuga de hutus
Milhares de refugiados hutus continuam fugindo de Ruanda diariamente. Segundo o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), há 2,7 milhões de refugiados hutus.
Os hutus –etina majoritária em Ruanda– temem sofrer represálias do novo governo controlado pela minoria tutsi da FPR (Frente Patriótica Ruandesa).
Os tutsis foram as principais vítimas do massacre de 500 mil pessoas cometido por grupos hutus armados pelo antigo governo ruandês em abril e maio.
A nova onda de refugiados hutus está dirigindo-se para leste. São entre 3.000 e 5.000 os hutus que fogem diariamente para a Tanzânia, somando-se aos 350.000 que deixaram Ruanda em abril.
Em Goma, cidade zairense localizada na fronteira oeste de Ruanda, há 1 milhão de refugiados hutus.
Hutus que retornaram a Ruanda disseram ter sido vítimas de abusos. }Podem ter ocorrido incidentes nos quais soldados da FPR tenham agido, afirmou em Kigali o representante especial da ONU Shahargar Khan.
O novo presidente de Ruanda, o hutu Pasteur Bizimungu, nega abusos por parte da administração.
Semanas depois da ocupação da capital de Ruanda pela FPR, tutsis que estavam no exílio há décadas começaram a voltar para o país.
Muitos fazem parte da diáspora iniciada em 1959, quando um levante hutu derrubou a monarquia tutsi.

Texto Anterior: Ruandeses não estão voltando, diz médico
Próximo Texto: França expulsará 16 radicais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.