São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlas politicamente correto distorce países

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A onda do politicamente correto chegou aos mapas. O alemão Arno Peters criou um atlas que mantém os países em dimensões "correspondentes à realidade". O historiador Peters teve a idéia em 1967. Em 1973, lançou seu atlas politicamente correto.
Sua crítica aos antigos mapas-múndi era simples: "Não dá para descascar uma laranja e colocar a casca sobre uma superfície plana sem distorções."
Já que considerava impossível representar as curvas do planeta com precisão em um pedaço de papel, Peters resolveu fazer algo totalmente diferente.
Sua primeira providência foi desenhar um retângulo num papel e projetar todos os continentes.
Dedicou áreas proporcionais para cada país. Um país que ocupe 5% da superfície da Terra ocupa também 5% do mapa de Peters.
Apesar da boa intenção, o resultado gerou um mapa-múndi distorcido. Os continentes tomaram formas verticalmente alongadas.
Peters argumenta que esse é o preço que se paga para se ter um mapa correto.
Apesar de seu atlas nunca ter sido aceito pelo establishment, Peters é um dos responsáveis por popularizar a discussão sobre mapas melhores dimensionados.
Um dos principais pontos defendidos por Peters –a linha do Equador desenhada no centro dos planisférios– é hoje considerada uma unanimidade.
Por causa de distorções de projeção, era costume se desenhar mapas privilegiando o hemisfério norte em detrimento da parte sul.
Em mapas antigos, a Groenlândia aparecia com um tamanho superior ao da América do Sul.
A Groenlândia tem 2,1 milhões de km2 contra 17,8 milhões de km2 da América do Sul. Peters faz essa diferença aparecer.
Outra idéia de Peters é fazer um atlas com proporções idênticas para todos os mapas.
Seu atlas coloca todos os países representados com a mesma proporção, apesar de estarem em páginas separadas.

PETERS ATLAS OF THE WORLD - Harper & Row, 230 páginas, US$ 50,00. Endereço: 10 East 53rd Street, New York, NY, Estados Unidos.

Texto Anterior: Os meios e os fins
Próximo Texto: Peters
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.