São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executiva do PL exige renúncia do candidato

INÁCIO MUZZI
DO PAINEL, EM BRASÍLIA

A Executiva Nacional do PL exigirá hoje a renúncia de Flávio Rocha à candidatura à Presidência da República. Se o candidato resistir, o vice Jadiel Loredo Júnior será levado à renúncia, para inviabilizar a sobrevivência da chapa.
Às 10h a Executiva se reunirá na liderança do PL na Câmara, para ouvir a defesa do candidato sobre a acusação de manipulação da venda de bônus eleitorais, denunciada pela Folha.
Dificilmente o candidato conseguirá reverter a posição da maioria da Executiva, que ontem se esboçava francamente favorável à renúncia. A defesa de Rocha foi taxada de insatisfatória pelas lideranças do partido.
A Executiva já tem a solução para a possível resistência do candidato à renúncia: impõe a renúncia do vice e, com base na legislação eleitoral, que não permite candidato sem vice, anula a chapa.
Um acórdão do TSE sobre a matéria, emitido numa eleição passada para governo estadual, está de posse da assessoria jurídica do PL. O documento será usado como instrumento de pressão sobre Rocha.
O vice, Jadiel Júnior, professor do Colégio Pedro 2º do Rio de Janeiro, é amigo do presidente do partido, o deputado Álvaro Valle (RJ), e não deverá reagir ao pedido para que renuncie.
Flávio Rocha tentou escapar ontem à convocação para a reunião da Executiva. Disse a Álvaro Valle que não poderia comparecer, pois tinha uma passeata marcada em Natal (RN). Foi repreendido e confirmou a presença.
A repercussão da denúncia da Folha no partido foi a pior possível. Vários candidatos e simpatizantes do PL telefonaram para Valle e outras lideranças defendendo a renúncia de Rocha.
Colaborou William França, da Sucursal de Brasília

Texto Anterior: PL veta programa de Rocha
Próximo Texto: PL de São Paulo culpa candidato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.