São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARCO DE APOIOS

Esta expressão parecia ter sido enterrada com os "luas-pretas" dos anos 80, mas foi ressuscitada com as trocas dos vices dos dois candidatos que estão à frente nas pesquisas. Maciel, por exemplo, aumentaria o "arco de apoios" à candidatura FHC.

BÔNUS
Com o escândalo envolvendo o PL (a Folha comprovou que o partido vende bônus eleitorais) com deságio, ficou claro que o expediente do "caixa-dois" continua sendo usado para se financiar e até extrair lucro de campanhas eleitorais. Bônus passa a ser palavra de associação imediata com maracutaia.

ENCANADOR
Expressão pejorativa para definir o candidato do PT. Usada pela atriz Ruth Escobar (supostamente citando o cineasta Arnaldo Jabor) no contexto "essa eleição é uma escolha entre Jean-Paul Sartre e um encanador". Intelectuais ligados ao PT reagiram apontando "preconceito de classe".

RESTOLHO
A indicação de Marco Maciel para a chapa de Fernando Henrique trouxe de volta às conversas e ao noticiário político a discussão do regime autoritário pós-64. Lula chamou Maciel de "remanescente do restolho da ditadura militar".

Texto Anterior: Papai Noel quer ir a Brasília
Próximo Texto: Lula dá tiro no pé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.