São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idoso será maior preocupação de profissionais nos EUA em 2005

JULIA LAWLOR
DO "USA TODAY"

Parentes idosos tendem a substituir filhos como principal preocupação dos profissionais norte-americanos à medida que a geração pós-guerra se aproxima dos 50 anos.
Estima-se que 10% a 15% dos trabalhadores dos Estados Unidos se debatam diariamente para conciliar o trabalho com a assistência a algum membro idoso da família.
Segundo Andrew Scharlach, especialista em envelhecimento da Universidade da Califórnia, um em cada três profissionais será responsável por algum tipo de cuidado a parente de idade no ano 2020.
"É um assunto crucial que afetará a todos em algum momento da vida", diz Scharlach. "E pode determinar se vamos trabalhar de forma produtiva ou até se vamos conseguir continuar trabalhando."
A média de idade da força de trabalho norte-americana está em 37,5 anos. Em 2005, mais de um terço dos trabalhadores estará na faixa dos 40 a 54 anos, fase em que é mais comum ter que cuidar de pai ou mãe idosos.
Estima-se que no século 21 haverá mais profissionais responsáveis por idosos do que por crianças. Atualmente, 56% dos trabalhadores que cuidam de idosos são mulheres e 44% são homens.
Esses dados constam de uma pesquisa sobre mudanças no perfil da força de trabalho norte-americana feita em 1993 pelo Instituto Família e Trabalho de Nova York.
A responsabilidade por um idoso consome cerca de 20 horas por semana para as profissionais mulheres e 12 horas para os homens.
A perda em produtividade por problemas relacionados a esse assunto soma US$ 17 bilhões por ano nos EUA, segundo estimativa do professor Andrew Scharlach.
No NationsBank, por exemplo, faltas relacionadas ao cuidado de idosos geraram perdas de US$ 1 milhão no ano passado –73% dos funcionários são mulheres.

Tradução de Ana Astiz

Texto Anterior: EMBRACO
Próximo Texto: Diretores procuram soluções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.