São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança de carreira pode ocorrer sem medidas radicais

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma medida importante na hora de mudar de carreira é avaliar outras possibilidades de trabalho a partir do que já se aprendeu. O profissional pode não ter a dimensão exata das suas qualificações.
É o caso do técnico agrícola Messias Borges de Carvalho, 39, com 15 anos de experiência em agropecuária e quer mudar de área.
Para Simon Franco, 55, presidente da Simon Franco Recursos Humanos, "não se pode jogar fora 15 anos de experiência".
Segundo ele, Carvalho não está avaliando que pode ampliar seu espectro de opções sem a necessidade de uma mudança radical.
"No 'Resumo das qualificações' Carvalho tem uma lista de atividades com múltiplas aplicações fora da agropecuária", diz.
Sua experiência em campo, de acordo com o "headhunter", pode proporcionar novas funções em áreas como a agroindústria, veterinária, adubos, venda e assessoria técnica de equipamentos para a agroindústria, análise de projetos e consultoria em bancos privados.
Na avaliação de Franco, a idade não constitui um problema em si. Mas quando se trata de uma guinada de 180 graus pode trazer problemas, como ter que competir com profissionais mais jovens e aceitar salários reduzidos.
Franco também afirma que é possível mencionar atividades desenvolvidas em outras áreas, mesmo que não possam ser comprovadas –desde que sejam relevantes.
O candidato pode descrevê-las no currículo –cargo, empresa, período etc.– e evidenciar seus conhecimentos verbalmente, caso seja chamado para uma entrevista.

Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o Caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Evento reúne ex-alunos do Insead
Próximo Texto: PADRÃO GRÁFICO DEVE SER ATRAENTE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.