São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVÃ ; CAIXA ; LUTA DE CLASSES ; ESTILO ; CONQUISTA ; CANDIDATOS

DIVÃ Você se relacionava melhor com sua mãe ou com seu pai? "Com minha mãe"
Como era sua mãe? "Extremamente humana, carinhosa, generosa e supermãe"
Foi um menino extrovertido ou tímido? "Extrovertido. Fui um menino danado.Brigava muito na rua"
Seu pai era severo? "Me dava palmatórias. Quando não tirava notas boas no grupo, meu pai castigava todo mundo"
Você lembra de alguma fantasia infantil? "Tinha o desejo de ser uma pessoa grande, sair de Eirinupé. Era um dos poucos garotos lá que conseguia ler jornal. Fui muito educado pelos padres... A ligação com eles me estimulou o desejo de ser, no mínimo, prefeito de Eirunepé"
Que imagem você tem de si mesmo? "Sentimentalmente uma pessoa muito frágil, me emociono com muita facilidade. Fiquei 20 anos sem ver minha irmã, quando a vi, caí em pranto. Mas, quando tenho um objetivo, eu posso dar cem por cento da minha disponibilidade"
CAIXA
Como você se mantém? "Eu ganho salário, ganhei por palestras. Hoje não ganho mais por palestras, mas ganhei muito, dei muita palestra... Ganhei também com publicações e artigos"
E salário: a Força Sindical no Sindicato dos Metalúrgicos te paga? "Não"
De onde saem os fundos da campanha? "Eu estou fazendo débitos para depois pagar. Contratei a Beliza Ribeiro. Eu não tenho dinheiro e contratei rádio, TV, gente. Vamos trabalhar e vamos pagar daqui a um mês, daqui a dois meses. Estou fazendo no peito..."
LUTA DE CLASSES
Você apoiou o Collor e agora é candidato ao governo pelo PP. Você era de esquerda e hoje se confessa mais de direita. Como você se situa? "Eu me considero hoje mais progressista do que era há tempos atrás. Atrasado é aquele cara que defende o corporativismo, por exemplo, a Petrobrás acima de tudo, todos os privilégios para a Petrobrás"
Como sindicalista, o que você fez que considera o mais importante? "Consegui mostrar que empresários e trabalhadores não são inimigos. Mudei o discurso de porta de fábrica, que era achincalhamento total. Consegui acordos que considero os melhores do Brasil. Esse negócio de luta de classe é muito simplório"
Qual a relação entre político e verdade? "Minha experiência de vida me disse que o melhor caminho é a verdade. Vou procurar, na medida do possível, falar a verdade. Na minha campanha, eu não estou dizendo que eu sou santo"
O que pensa da privatização de portos? "Nessa questão eu fui mais ou menos. Eu tinha uma posição pública, porque queria ajudar o sindicato. Mas eu chegava para o sindicato e dizia: está errado, vocês vão perder. Façam negociação. Não fizeram. Todo o congresso votou contra eles. Eu não tive coragem política de ir a público e dizer 'vocês, sindicalistas, estão errados"'
O que você vai atacar como governador? Quais são as suas prioridades? "A principal é a geração de empregos. Mas eu não vou sanear o Estado para que o Estado crie empregos. Vou sanear o Estado para que se crie um clima em que as empresas possam crescer"
Qual seria seu critério para a escolha de secretários? "O critério tem que ser técnico"
ESTILO
Qual o preço do cafezinho? E do pãozinho? "Eu não tomo café e não como pão"
Toma álcool? "Tomo vinho socialmente, de fim-de-semana, para relaxar um pouco"
A que horas dorme e acorda? "Gosto de acordar cedo e dormir cedo. Se pudesse, às 9h estaria dormindo"
O que faz quando não trabalha? "Gosto de ginástica, de me cuidar, correr e passear"
O que mais gosta de fazer quando está tranquilo em casa? "Brincar com os cachorros.
CONQUISTA
Quando você se apaixonou pela primeira vez? "Eu sempre me apaixonei"
Você tem fama de ser um don juan, um homem que tem muitos romances. "Eu vou ser o único governador sem primeira-dama. Eu não tenho matriz e filial. Se tiver mulher, me recuso a fazer cenário de casado para ser candidato"
O que mais detesta nas pessoas? "Detesto pessoas que ficam te cobrando muito, onde você foi, o que você fez. Pessoas que não confiam"
Você sonha quando dorme? "Sonho muito. Sonho com pessoas, já sonhei com você"
O que pensa do aborto? "Controlar a família pelo aborto eu sou contra. Agora um estupro, uma criança morta, aí acho que tem que fazer"
Por que o homem brasileiro não usa preservativo? "Homens e mulheres da nossa geração não usam mesmo. Não tiveram essa informação na escola, pensam 'comigo isso nunca acontece'. A minha primeira mulher foi uma dinamarquesa, então eu tinha que usar camisinha. Eu me acostumei, não tem problema, o prazer é o mesmo.
CANDIDATOS Amin: "É o meu candidato para a Presidência da República. Acho ele o mais moderno e o mais preparado. E vai ganhar as eleições". Lula: "Em um certo sentido, está na contramão da História. Ele marcharia a favor se dissesse 'vou quebrar o monopólio do petróleo'. Mas não. Diz que o monopólio é estratégico. É nada. O que ameaça a soberania nacional são 30 milhões de famintos. É uma porção de gente desempregada". Fernando Henrique: "O plano só pode dar certo se tiver reforma tributária e fiscal. O trabalhador brasileiro paga mais imposto que o trabalhador alemão. Se, no segundo turno, der Lula e Fernando, é claro que voto no Fernando".

Texto Anterior: FILIAÇÃO
Próximo Texto: Por Jeff Gilles*
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.