São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma fábrica de móveis escolares?

Jorge Luiz Paro, Colina, SP
A montagem de uma indústria de móveis escolares de pequeno porte depende das matérias-primas usadas na fabricação das peças.
O móvel escolar mais demandado é a carteira, fabricada a partir de uma estrutura tubular, mais assento e encosto de madeira, aglomerado ou outro material similar.
Se você pretende produzir carteiras com estrutura tubular, assento e encosto de madeira, os principais equipamentos são:
a) estrutura tubular - máquina manual para curvar tubos, máquina policorte com motor, furadeira de bancada, máquina de calandrar e equipamento completo de pintura;
b) assento e encosto - plaina desempenadeira, desengrossadeira, serra circular, máquina esquadrejadeira, serra de fita, lixadeira, compressor e ferramentas diversas (chaves de fenda, chave inglesa, alicates etc.).
O investimento inicial para a aquisição dos equipamentos, mais uma reserva para capital de giro necessário ao primeiro mês de funcionamento, fica em torno de US$ 30 mil .
Como você já tem boa parte dos equipamentos e ferramentas para madeira, esse valor pode ficar reduzido pela metade.
Mensalmente, sua empresa terá despesas com tarifas de água, luz e telefone; aluguel do imóvel (se você não possuir prédio); salários e encargos sociais, entre outras.
Os principais riscos desse ramo são os altos custos da matéria-prima em relação ao pequeno volume de compra, a dificuldade de contratar pessoal qualificado na área e as barreiras naturais que a pequena empresa encontra para vender para o governo (o grande consumidor do produto).
É preciso planejar com bastante cuidado o empreendimento e colocar em prática uma estratégia de marketing eficiente.
Uma indústria de móveis escolares pode ser montada praticamente em qualquer lugar do país. Mas a possibilidade de êxito é maior em cidades de portes médio e grande.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: O PASSO A PASSO PARA CONHECER O MERCADO
Próximo Texto: Loja vende 200 tipos de iguarias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.