São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispo Macedo faz campanha anti-Lula

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Universal do Reino de Deus, comandada pelo bispo Edir Macedo, faz campanha aberta contra a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.
Três exemplares recentes do jornal "Folha Universal" trouxeram Lula em sua capa. Um deles tinha a seguinte manchete, escrita em letras vermelhas: "Lula apela para o candomblé".
Abaixo dela, há uma foto de Lula na Baixada Fluminense com a mãe-de-santo Nitinha.
A vinculação com o candomblé não é bem vista pelos evangélicos. A "Folha Universal" explora esse aspecto e insinua que Lula procura integrantes de várias religiões, inclusive evangélicos, na esperança de receber seus votos.
"Está escrito que ninguém pode servir a dois senhores. Como uma pessoa pode estudar a Bíblia, falar com os evangélicos e, ao mesmo tempo, comparecer a uma lugar onde vai se consultar com exus?", observa Edir Macedo no jornal. O exu é um orixá equivalente ao demônio dos católicos.
No número que circulou na semana de 19 a 25 de junho, Lula aparece em uma foto com a bandeira brasileira sem a expressão "ordem e progresso".
A manchete, que ocupou a parte inferior da primeira página, é "Sem ordem e sem progresso".
O texto lembra a afirmação de Lula de que entre a "coisa justa" e a lei, ele preferia a primeira.
"Imagine um presidente da República que não respeita as leis e não será difícil imaginar uma sociedade perdida entre a marginalidade e o caos", diz o jornal.
O mesmo texto afirma que o PT defende a invasão e ocupações de terra, o calote da dívida externa, a estatização, a descriminalização do aborto e o "casamento" entre homossexuais.
O número da "Folha Universal" que iniciou a campanha contra Lula tinha a seguinte manchete: "PT defende aborto e casamento de homossexuais".
A "Folha Universal" também ataca o pastor presbiteriano Caio Fábio, presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira).
Fábio é ligado a setores evangélicos progressistas e tem encontros frequentes com Lula.
Macedo é um dos dirigentes da CNPB (Conselho Nacional dos Pastores do Brasil).
Na eleição presidencial de 89, Macedo afirmou que Lula era o candidato do demônio e perseguiria os evangélicos se eleito.
A Igreja Universal do Reino de Deus apoiou Fernando Collor, que recebeu cerca de 70% do voto dos evangélicos no segundo turno.
Alguns números alcançam tiragem de 1 milhão e são distribuídos também no Nordeste e Sul, caso de dois que tinham Lula na capa.

Texto Anterior: Políticos apelam a Deus na disputa pelos votos
Próximo Texto: PT quer direito de resposta em jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.