São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voto útil pode ajudar FHC

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

A comparação das últimas pesquisas Datafolha mostra que Lula vem perdendo intenção de voto entre os eleitores que se dizem simpatizantes do PMDB e do PDT. Não por coincidência, Fernando Henrique tem melhorado sua posição nestes grupos do eleitorado.
Caso a polarização da eleição entre os candidatos do PT e do PSDB se mantenha até 3 de outubro, os analistas prevêem um "voto útil" já no primeiro turno –com a migração de eleitores de Brizola e Quércia para os primeiros colocados.
Mantida a tendência atual, o tucano se beneficiaria mais desta migração do que o petista e já sairia em vantagem rumo ao segundo turno.
Entre as pesquisas de 11 a 13 de julho e 25 e 26 de julho, Lula caiu quatro pontos percentuais entre o eleitorado peemedebista. Já Fernando Henrique subiu três pontos.
No mesmo período, o presidenciável do PT perdeu três pontos entre os pedetistas e o tucano ganhou sete pontos.
No eleitorado do PT e do PSDB as intenções de voto em Lula e em FHC são estáveis.
É curioso notar que apesar de o tucano ter crescido cinco pontos entre os eleitores do PFL (partido ao qual está coligado), Lula também cresceu: quatro pontos entre os pefelistas.

Texto Anterior: Lula
Próximo Texto: Apóstolos da mesma Bíblia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.