São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Franquias recebem brasileiros - 2

MARCELO CHERTO ; MARCUS RIZZO

Franquias recebem brasileiros - parte 2
MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Depois de uma semana "passeando", aqui estamos de volta para contar um pouco do que descobrimos nesta nossa visita às empresas franqueadoras acompanhando os alunos da Franchising University:

Arby's
É importante observar que a mesma empresa que controla a Arby's controla também a Royal Crow Cola, fabricante dos refrigerantes RC Cola, Dr. Peppers e outros além da rede de franquias de lanchonetes Daddy-o's, especializada em hamburgers vendidos em lojas que operam exclusivamente (ou quase) através de "drive-thrus" duplos.

McDonald's
Recentemente, a alta cúpula da empresa franqueadora decidiu que:
. o negócio do McDonald's é comida (e não apenas sanduíches), pelo que devem ser descontinuadas operações do tipo Leaps & Bounds (playgrounds e áreas de lazer para crianças); e
. a meta da empresa, ao longo dos próximos anos, é implantar lojas e pontos de comida de todos os tamanhos possíveis, de modo que cada consumidor, nos EUA, esteja sempre a, no máximo, quatro minutos de distância de um local onde se vende comida com a marca McDonald's.
A parte mais interessante do programa em Oak Brook foi a visita ao Museu Ray Kroc, que mostra os momentos mais marcantes de toda a história do McDonald's.

Midas
Embora uma das empresas do grupo seja fabricante de escapamentos, a administração do sistema de franquias está a cargo de uma empresa inteiramente separada. E os franqueados podem comprar boa parte de seu estoque de outras empresas.
A Midas Fábrica produz escapamentos sob duas marcas distintas: Midas (vendidos e instalados apenas através das oficinas Midas, próprias ou franqueadas) e Silver Knight, comercializados através de distribuidores, lojas e oficinas independentes.

Holiday Inn
Os concorrentes tentaram desacreditar o sistema Holiday Inn e apelidaram a organização de "The Green Machine" (a Máquina Verde), numa alusão à cor de seu logotipo. A idéia era deixar implícito que a empresa era impessoal como uma máquina e tratava seus clientes e franqueados como meras peças de um equipamento.
Numa jogada de marketing genial, a empresa passou a adotar o apelido, apenas mudando seu sentido e dizendo que, na verdade, a concorrência tinha medo da eficiência Holiday Inn, empresa que funciona como uma verdadeira máquina bem regulada e bem lubrificada. O apelido pegou, só que com esse sentido positivo.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University, conferencistas e autores de "Como Comprar Sua Franquia".

Texto Anterior: Saiba os custos envolvidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.