São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

'Dream Team 2' vence Brasil fácil

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A HAMILTON

O 'Dream Team 2' (Time dos Sonhos 2) passou fácil pelo Brasil. Ganhou por 105 a 82, ontem, no Copps Coliseum, em Hamilton, Canadá, na última rodada da fase de classificação do 12º Campeonato Mundial Masculino de Basquete.
Invictos, os norte-americanos partem para a disputa do título como franco favoritos. O 'Dream Team 2' é integrado exclusivamente por jogadores da National Basketball Association, a mais importante liga profissional de basquete dos EUA.
A seleção brasileira registrou sua pior campanha -sem qualquer vitória e derrotas para a China, Espanha e EUA– na história de suas participações na primeira fase de campeonatos mundiais.
Hoje, às 20h de Brasília, os brasileiros estréiam contra Cuba no torneio de consolação (disputa do 9º ao 16º lugares) em Hamilton.
Após a partida de ontem, o técnico Ênio Vecchi disse que estava "satisfeito" com o resultado do jogo contra os EUA.
Bicampeão mundial em 59 e 63, a pior classificação do Brasil em um Mundial era o 8º lugar de 1982, na Colômbia.
O 'Dream Team 2' é o primeiro conjunto profissional a atuar em um Mundial. Por decisão dos seus dirigentes, não repete nenhum dos jogadores do primeiro 'Dream Team' campeão olímpico em Barcelona-92, que tinha, entre outros astros, Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson.
Naquela oportunidade, o Brasil foi batido pelos EUA por 127 a 83. A abundância de jogadores de alto nível técnico na NBA permite a formação de várias seleções sem queda de nível.
Os torcedores -80% dos 18.500 lugares do Copps Coliseum estavam ocupados– vibraram de emoção com as jogadas do 'Dream Team 2'. As "enterradas" (lance em que o atacante salta e enfia a bola na cesta) foram as mais aplaudidas.
O pivô Shaquille O'Neal, de 2,16m, a principal estrela dos EUA, recebeu muitos aplausos por causa desse tipo de jogada.
Ontem, o time norte-aericano não precisou forçar o ritmo. Jogou tranquilo, com o técnico Don Nelson revezando os jogadores. Ao término do primeiro tempo, os EUA venciam por 48 a 36. No 2º tempo, a diferença aumentou.
Equipes e marcadores - EUA: Shawn Kemp 15, Reggie Miller 7, Kevin Johnson 4, Shaquille O'Neal 27, Larry Johnson 12, Dan Mejerle 6, Alonzo Mourning 15, Mark Price 9, Dominique Wilkins 5, Derrick Coleman 5, Joe Dumar e Steve Smith. Brasil - Maury 10, Paulinho Villas Boas 19, Fernandio Minucci 14, Pipoca 3, Josuel 2, Olívia 2, Rolando 23, Rogério 2, Rato 3, Tonico 2, Janjão 2, Márcio.
Três times –EUA, Croácia e Rússia- seguem invictos na competição. Nas quartas-de-final estão divididos em dois grupos para a disputa do 1º ao 8º lugares: 1 - EUA, Austrália, Rússia e Porto Rico; 2 - Croácia, China, Canadá e Grécia.
Os grupos do torneio de concolação: 3 - Espanha, Coréia, Argentina e Egito; 4 - Brasil, Cuba, Angola e Alemanha.

Próximo Texto: Bebedeira de Asprilla prejudicou Colômbia; EUA vencem no basquete feminino; Passarela será técnico da seleção; Sorvete pode mudar rumo do caso; Werder Bremen vence Supercopa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.