São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero devolve críticas ao presidente

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, aproveitou uma palestra feita anteontem para militares no Ministério da Aeronáutica para devolver as críticas feitas pelo presidente Itamar Franco à equipe econômica.
Ricupero citou um discurso sobre desenvolvimento econômico feito por San Tiago Dantas –ministro da Fazenda do governo João Goulart– em 1963.
"Este discurso foi feito por San Tiago logo após ele deixar o governo, devido a pressões por aumentos no salário", disse Ricupero.
Dantas, a quem Ricupero chamou de "chefe e mestre", deixou o governo após ceder às pressões dos trabalhadores e ter aumentado o salário do funcionalismo em 70%.
A Fazenda, assim como fez a equipe econômica de Dantas, tenta evitar que o reajuste do funcionalismo público comprometa a gestão da economia.
O presidente Itamar Franco vem defendendo um reajuste que, segundo sua equipe econômica, pode prejudicar o Plano Real.
Segundo Ricupero, Dantas "alertou que, se não se conseguisse conter a inflação, haveria um colapso na economia".
Itamar criticou a equipe econômica domingo passado, ao falar sobre o reajuste dos funcionários públicos.
Afirmou que não estava havendo "colaboração da área econômica" e sugeriu que os números apresentados pela Fazenda eram mentirosos.
O aumento dado a contragosto por Dantas comprometeu o Plano Trienal de Goulart, que visava a estabilidade econômica.
A inflação nos cinco primeiros meses do ano chegou na marca de 25%, ultrapassando as metas do governo. Dantas renunciou no dia 20 de junho de 1963.
Ricupero alertou que a história é cíclica. "É preciso saber de quem se tem apoio para saber com quem se pode contar", disse o ministro.
Ele afirmou que acredita –assim como acreditava Dantas– que o crescimento econômico depende de um projeto anterior de estabilidade.
"As pessoas ainda têm dificuldade em aceitar isso", disse. Ricupero afirmou que "ecos perturbadores" tentam atrapalhar os planos de estabilização no Brasil.
Segundo ele, a atual equipe econômica tem mais condições de conseguir a estabilidade do que na época de Dantas.

Texto Anterior: Satélite brasileiro deve ser lançado hoje
Próximo Texto: Quem foi San Tiago Dantas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.