São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994 |
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BBC faz documentário sobre Carlos Gomes
ANA FRANCISCA PONZIO
Na última segunda-feira, uma equipe de cinegrafistas e jornalistas britânicos gravou cenas com o maestro brasileiro John Neschling no Teatro Municipal de São Paulo. Há mais de dez anos trabalhando fora do Brasil, Neschling é o regente e um dos mentores da produção de "O Guarani" realizada neste ano pelo Teatro da Ópera de Bonn, na Alemanha. A montagem estreou em 5 de junho, com Plácido Domingo interpretando o papel principal (o índio Peri). O cineasta Werner Herzog fez a direção de cena. "O Guarani" ainda está em cartaz no Teatro da Ópera de Bonn. Agora, quem faz o papel de Peri é o tenor paulista Antonio Lotti. Em maio de 1995 a Sony lançará em CD a gravação da produção alemã, protagonizada por Domingo. "Será a primeira gravação padrão da obra, em condições realmente boas", diz Neschling, que não vê perspectivas de a produção ser apresentada no Brasil. "Houve contatos incipientes. Tanto Plácido Domingo quanto a Ópera de Bonn tinham interesse em apresentar a ópera no Brasil. Mas, no fim, prevaleceu a indiferença dos políticos brasileiros. Espero que, um dia, (O Guarani) retome seu papel no Brasil, porque o país onde nasceu Carlos Gomes não tem noção de quem é o compositor", acrescenta Neschling. Com mais 14 récitas programadas na Ópera de Bonn, "O Guarani" deve ser apresentada em Los Angeles e Washington. Segundo Neschling, a ópera estará em cartaz até 1997. "Existe um interesse internacional em reviver a obra de Carlos Gomes. Madrid, Gênova e Paris já manifestaram intenção de comprar a produção de Bonn ou realizar montagens novas da obra." À equipe da BBC que segue Neschling pelo Rio (onde também foram realizadas filmagens) e São Paulo, o maestro afirmou que a existência de um teatro como o Municipal paulista prova o desejo da sociedade brasileira em produzir a ópera. "No entanto, os problemas políticos reprimem a vocação lírica da cidade." A imagem de Carlos Gomes esculpida no topo do palco do Teatro Municipal de São Paulo foi um dos pontos mais enfocados pelas câmeras da BBC na segunda-feira. O documentário que está sendo realizado também inclui depoimentos de Placido Domingo, além de cenas dos ensaios e dos espetáculos da produção alemã. Atualmente, Neschling dirige o Teatro Estadual de Saint-Gallen, na Suíça, que também tem interesse na obra de Carlos Gomes. O maestro ainda trabalha na Ópera de Berlim, onde regeu recentemente "O Trovador", de Verdi. "Acho um escândalo o atual abandono a que está confinado o Teatro Municipal de São Paulo", ele comenta, sem esperanças de voltar a trabalhar no Brasil. Em 1996, quando se comemora o centenário da morte de Carlos Gomes, espera-se novas manifestações. Como a reedição da partitura revisada de "O Guarani". "Infelizmente, não pude contar com a pesquisa que a Editora Ricordi está realizando", reclama Neschling. "A partitura existente de "O Guarani" é repleta de erros. Levei um mês para corrigir." Manipulada por músicos e maestros ao longo de seus 124 anos de existência, a partitura de "O Guarani", incluindo marcações para regência, coro e todos os setores da orquestra, deve ser relançada até 1997 pela matriz italiana da Editora Ricordi. Texto Anterior: Pom-pom ; Tijolo ; Magirus ; Zepelin Próximo Texto: Wynton Marsalis toca 'o que o público quiser' Índice |
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