São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BBC faz documentário sobre Carlos Gomes

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A BBC de Londres vai exibir no dia 2 de outubro um documentário com uma hora de duração sobre a ópera "O Guarani", de Carlos Gomes.
Na última segunda-feira, uma equipe de cinegrafistas e jornalistas britânicos gravou cenas com o maestro brasileiro John Neschling no Teatro Municipal de São Paulo.
Há mais de dez anos trabalhando fora do Brasil, Neschling é o regente e um dos mentores da produção de "O Guarani" realizada neste ano pelo Teatro da Ópera de Bonn, na Alemanha.
A montagem estreou em 5 de junho, com Plácido Domingo interpretando o papel principal (o índio Peri). O cineasta Werner Herzog fez a direção de cena.
"O Guarani" ainda está em cartaz no Teatro da Ópera de Bonn. Agora, quem faz o papel de Peri é o tenor paulista Antonio Lotti. Em maio de 1995 a Sony lançará em CD a gravação da produção alemã, protagonizada por Domingo.
"Será a primeira gravação padrão da obra, em condições realmente boas", diz Neschling, que não vê perspectivas de a produção ser apresentada no Brasil.
"Houve contatos incipientes. Tanto Plácido Domingo quanto a Ópera de Bonn tinham interesse em apresentar a ópera no Brasil. Mas, no fim, prevaleceu a indiferença dos políticos brasileiros. Espero que, um dia, (O Guarani) retome seu papel no Brasil, porque o país onde nasceu Carlos Gomes não tem noção de quem é o compositor", acrescenta Neschling.
Com mais 14 récitas programadas na Ópera de Bonn, "O Guarani" deve ser apresentada em Los Angeles e Washington.
Segundo Neschling, a ópera estará em cartaz até 1997. "Existe um interesse internacional em reviver a obra de Carlos Gomes. Madrid, Gênova e Paris já manifestaram intenção de comprar a produção de Bonn ou realizar montagens novas da obra."
À equipe da BBC que segue Neschling pelo Rio (onde também foram realizadas filmagens) e São Paulo, o maestro afirmou que a existência de um teatro como o Municipal paulista prova o desejo da sociedade brasileira em produzir a ópera. "No entanto, os problemas políticos reprimem a vocação lírica da cidade."
A imagem de Carlos Gomes esculpida no topo do palco do Teatro Municipal de São Paulo foi um dos pontos mais enfocados pelas câmeras da BBC na segunda-feira.
O documentário que está sendo realizado também inclui depoimentos de Placido Domingo, além de cenas dos ensaios e dos espetáculos da produção alemã.
Atualmente, Neschling dirige o Teatro Estadual de Saint-Gallen, na Suíça, que também tem interesse na obra de Carlos Gomes. O maestro ainda trabalha na Ópera de Berlim, onde regeu recentemente "O Trovador", de Verdi.
"Acho um escândalo o atual abandono a que está confinado o Teatro Municipal de São Paulo", ele comenta, sem esperanças de voltar a trabalhar no Brasil.
Em 1996, quando se comemora o centenário da morte de Carlos Gomes, espera-se novas manifestações. Como a reedição da partitura revisada de "O Guarani".
"Infelizmente, não pude contar com a pesquisa que a Editora Ricordi está realizando", reclama Neschling. "A partitura existente de "O Guarani" é repleta de erros. Levei um mês para corrigir."
Manipulada por músicos e maestros ao longo de seus 124 anos de existência, a partitura de "O Guarani", incluindo marcações para regência, coro e todos os setores da orquestra, deve ser relançada até 1997 pela matriz italiana da Editora Ricordi.

Texto Anterior: Pom-pom ; Tijolo ; Magirus ; Zepelin
Próximo Texto: Wynton Marsalis toca 'o que o público quiser'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.