São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita diz que empresa do grupo Votorantim apresentou certidão falsa

LUIZ CINTRA
DA FOLHA NORDESTE

Receita diz que empresa do grupoVotorantim apresentou certidão falsa
A Secretaria da Receita Federal está investigando duas certidões falsas de quitação de débitos federais entregues pela indústria Votorantim Papel e Celulose (Celpav), de Luís Antônio (275 km a noroeste de São Paulo), à Delegacia da Receita Federal em Ribeirão Preto.
A Celpav pertence ao grupo Votorantim.
A diretoria da empresa diz que desconhecia a existência das certidões falsas até a publicação de comunicado da Receita no "Diário Oficial", na semana passada.
O gerente-geral da Celpav, Paulo Bassetti, 49, disse que a empresa desconhece a origem das certidões falsas e está apurando o caso.
A certidão negativa é expedida pela Receita para comprovar que a empresa ou pessoa jurídica não deve impostos à União. Ela deve ser renovada a cada três meses.
As certidões consideradas falsas pela Receita foram apresentadas pela Celpav no momento de pedir sua renovação.
Esse tipo de documento é exigido quando a empresa tem qualquer tipo de relacionamento com a União, como incentivos fiscais, empréstimos em bancos oficiais, concorrências e operações de exportação e importação. Falsificações na certidão negativa costumam encobrir débitos fiscais.
Francisco Nalini, 44, delegado da Receita Federal em Ribeirão Preto, não quis revelar ontem se a Celpav tem dívidas com impostos.

Texto Anterior: Projeto entregue a Itamar prevê despesas de R$ 102 bilhões em 95
Próximo Texto: SDE avalia fusão da Usiminas com Cosipa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.