São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia dos Pais estimula aumento nas vendas

DA REPORTAGEM LOCAL

Tradicionalmente pouco significativo para o comércio, o Dia dos Pais deste ano está animando shoppings e lojistas de São Paulo.
Eles tomam o bom movimento do último domingo como parâmetro. Esperam, no caso dos shoppings, que a primeira data festiva pós-chegada do real contribua para que as vendas saltem até 30%.
A Federação do Comércio de São Paulo trabalha com expectativa mais conservadora. Segundo o economista Vladimir Furtado, o mês de agosto deve ser cerca de 7% melhor do que foi julho..
A média de crescimento das vendas no Dia dos Pais, de 1987 a 1993, mostra que os presentes são responsáveis por um incremento de 10% nas vendas da primeira quinzena de agosto.
Os shopping centers são os mais otimistas. Wanderley Fernandes Cruz, superintendente do Eldorado, espera crescimento real de 30% neste mês sobre o mesmo período de 93.
"O mês de julho já foi bom e domingo o movimento de compra foi excelente", afirma Cruz.
No Shopping Iguatemi, os lojistas crêem que a primeira quinzena deste mês será 23% mais gorda que a de 93, afirma a gerente de marketing Anna Regina Neves.
Para atrair consumidores , o Iguatemi está gastando US$ 150 mil numa promoção para o Dia dos Pais que sorteará 31 carros importados.
O Shopping Ibirapuera estima que os primeiros dias de agosto superem em 25% os de julho.
A Associação Comercial de São Paulo também prevê que este agosto deve superar o de 93. Mas o economista Emílio Alfieri não arrisca um palpite.
Ele lembra que a série histórica de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que estamos longe dos tempos de grande consumo.
Em agosto de 86, por exemplo, as consultas bateram em 894.569. Depois foram minguando e em 93 chegaram em 618.114 (média diária de 23.774).
"Agosto vai ser positivo porque no ano passado ele foi o menor da série desde 86", afirma Alfieri. A média diária de consultas ao SPC nos primeiros nove dias de agosto foi de 35.477, o que representa 37,41% mais do que no mesmo período de 93.
Na loja de roupa Bandagem a expectativa aumenta na medida em que se aproxima o sábado. "O Dia dos Pais é nossa segunda melhor data", diz Angelo Ferrari. .(KM)

Texto Anterior: VAIVÉM DAS COMMODITIES
Próximo Texto: DICAS DE PRESENTES PARA O DIA DOS PAIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.