São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INPC de julho é de 7,75%, apura IBGE

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de julho pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE chegou a 7,75% –acima das expectativas do governo.
Pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, a variação dos preços chegou a 6,84%. E pelo IGP (Índice Geral de Preços) calculado em real pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a inflação foi de 5,47%.
Os índices foram calculados em real, coletados em julho.
Os alimentos e as roupas foram os vilões do primeiro mês de inflação do real.
A FGV apurou outra versão do IGP que registrou inflação de 24,71% em julho. A diferença entre este e o IGP-1R foi que o primeiro comparou os preços de julho com os preços médios de junho convertidos para a URV do dia da coleta do preço em cruzeiros reais.
A segunda versão do IGP converteu os preços coletados em cruzeiros reais em junho para a URV do dia 30 do mês.
Esse método "barateou" em URV os preços coletados no começo do mês, fazendo com que os preços em real comparados com eles ficassem bem mais elevados.
A primeira prévia do IGP-M de agosto em real, batizado de IGP-2 pela FGV, foi de 3,12%.
Ela corresponde aos preços coletados entre 21 e 30 de julho, comparados com os do período entre 21 de junho e 30 de julho e ainda sofre influência da alta de preços dos dez dias que antecederam a chegada do real.
Entre os preços ao consumidor, a maior alta foi do grupo saúde e cuidados pessoais, com 9,20%.

Texto Anterior: Feira dá opções para montar negócio
Próximo Texto: Petrobrás investe US$ 1,1 bi no semestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.