São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
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Reembolso dos planos de saúde é baixo

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A presença de um título de plano de assistência médica na bagagem não livra o turista das possíveis dores de cabeça decorrentes de problemas de saúde no exterior.
Todas as empresas consultadas recomendam que, além de seu título ou cartão, o turista carregue um cartão de crédito internacional. Ainda não foi criada uma estratégia que substitua o sistema de reembolso.
Em geral, os planos de assistência médica utilizam a tabela da AMB (Associação Médica Brasileira) para formular o critério de reembolso.
O valor restituído pode ficar muito aquém do valor da conta. Para uma cirurgia de ponte de safena, a tabela recomenda o pagamento de R$ 670,37. A mesma operação custa R$ 32 mil no Incor (Instituto do Coração) em São Paulo.
Golden Cross, Amil e Blue Life estão entre as empresas que reembolsam as despesas médicas de seus clientes no exterior.
Segundo o assessor de imprensa da Golden Cross, Claudio Monteiro, o prazo de reembolso para os clientes da empresa é o menor do mercado. "Demora de cinco a 15 dias", afirma.
As carências na Golden Cross acompanham a média do mercado. Caso o cliente opte pelo plano "Seguro-Saúde Total", ele estará segurado contra acidentes pessoais 24 horas após a assinatura do contrato. No plano "Vip Total"a carência sobe para dez dias.
Quem tem entre 18 e 45 anos paga uma mensalidade de R$ 44,29 pelo "Seguro-Saúde Total".
O plano "Livre Escolha Internacional" da Blue Life não reembolsa apenas as emergências de seus clientes. "Se quiser, o nosso associado pode até marcar uma cirurgia no exterior", garante Luis Alberto Teixeira Alves, diretor-operacional da empresa.
Em sua política de reembolsos, a Blue Life usa a tabela da AMB (Associação Médica Brasileira). A empresa paga de duas a dez vezes o que a tabela estabelece.
Na Blue Life os acidentes pessoais têm carência de 30 dias. O "Livre Escolha Internacional" custa em média R$ 116,86 para pessoas entre 18 e 30 anos.
Segundo a diretora de atendimento da regional Rio da Amil, Ilza Boeira Fellows, os clientes que optaram pelo plano "Quality" são reembolsados em sete dias.
"Mas o cliente de qualquer plano da Amil terá parte de suas despesas médicas no exterior restituídas pela empresa, de acordo com um escalonamento", diz Ilza.
O "Quality" custa R$ 122,99 (21 a 30 anos) e R$ 132,06 (31 a 40 anos). Neste mês, a Amil está oferecendo 30% de desconto na primeira mensalidade.
As empresas de assistência médica Unimed, Amesp, Trasmontano, Classes Laboriosas e Samcil não reembolsam despesas com saúde contraídas no exterior.
Informações: Golden Cross, tel. (011) 533-2001; Blue Life, tel. (011) 259-8000; Amil, tel. (011) 231-1000.

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