São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC encerra simpósio em "bom sociologuês"

EDNA DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

O candidato da coligação PSDB-PFL-PTB à Presidência da República, senador Fernando Henrique Cardoso, deixou de lado o discurso político para falar, ontem, em "bom sociologuês" sobre suas propostas para o esporte.
O tucano participou do encerramento do "Simpósio Presidenciável do Esporte", promovido por 38 confederações esportivas, no salão nobre do Fluminense, em Laranjeiras (zona sul).
"Os clubes têm uma função sociológica", disse o candidato para um público de dirigentes e atletas. Para embasar sua tese, FHC apelou para um primeiro estudo que fez sobre a ascensão da comunidade negra no sul do Brasil. Pediu desculpas pelo "sociologuês".
Segundo ele, dois clubes criados pela comunidade negra, no Rio Grande do Sul –Marcílio Dias (clube naval) e Floresta Aurora–, foram não só os "instrumentos" desta ascensão, mas também do estímulo ao "candomblê" (disse assim, com pronúncia afrancesada), Carnaval, futebol etc.
Esta vinculação com o esporte, na avaliação do candidato, permitiu que os negros do sul do país se qualificassem "socialmente para desempenhar os papéis necessários da cidadania".

Texto Anterior: Tucanos querem criar superpartido
Próximo Texto: Quercistas tentam segurar os prefeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.