São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem 32 mi de crianças pobres

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Nos últimos 11 anos, aumentou em 2 milhões o número de crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos) no Brasil que vivem em domicílios chefiados por pessoas que ganham até dois salários mínimos (considerados em situação de pobreza).
Em 1980, este número era de 30 milhões de pessoas e chegou a 32 milhões em 1991. Um crescimento de 6,7%.
As informações são de Ana Lucia Saboia, do departamento de indicadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O instituto divulgou ontem, no Rio, os indicadores sociodemográficos de crianças e adolescentes pesquisadas no censo de 1991.
Durante a divulgação, estiveram presentes o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Luciano Mendes de Almeida, e Herbert de Souza, o Betinho, coordenador da Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida.
Segundo os dados do censo de 1991, em 1980 o país tinha 53,93 milhões de crianças e adolescentes. Este número passou para 59,93 milhões em 1991. Um crescimento de 11%.
A cidade recorde é Santana dos Garrotes, na Paraíba, com 98,4% de crianças pobres, segundo os padrões do IBGE.
A segunda cidade do país –entre as que têm mais de 1 milhão de habitantes– que tem mais crianças até 6 anos com os chefes de família ganhando até dois mínimos é Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com 58,4%.
Entre as maiores cidades, São Paulo é a que tem menor percentual de crianças pobres: 20,9% das crianças até 6 anos vivem em casas onde os chefes de família ganham até dois salários mínimos.
Há municípios onde menos de 2% da população ganha mais de dois mínimos. É o caso de São João dos Tigres (Maranhão), Graça (Ceará), Icatu, Nina e Cajapió (Maranhão). Todos eles têm menos de 20 mil habitantes.
O censo de 1991 também detectou que em 26 municípios do país menos de 3% das crianças vivem em domicílios que se encontram fora da situação de pobreza.

Texto Anterior: EUA podem voltar a emitir vistos gratuitos ; Rua 24 horas será criada na Zona Franca ; Grupo 'uniformizado' assalta banco em SP ; Camelô é morto por cantar música sertaneja
Próximo Texto: SP tem melhores condições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.