São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU sai da Bósnia se embargo acabar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A ONU anunciou ontem que pretende retirar sua força de paz da Bósnia, caso o embargo de armas na ex-Iugoslávia seja levantado.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, disse anteontem que se os sérvios não aceitarem um plano de paz para a região, pedirá no final de outubro ao Conselho de Segurança da ONU o fim do embargo.
Defensores do fim do embargo afirmam que a medida beneficiaria os muçulmanos, que têm poderio militar inferior ao dos sérvios.
Segundo a ONU, o fim do embargo prejudicaria os muçulmanos.
"Se se levantar o embargo, os sérvios vão tentar se aproveitar de todas as vantagens possíveis antes que os muçulmanos se armem", disse um representante da ONU.
Representantes da organização dizem que a única possibilidade de proteger os muçulmanos sem o embargo seria a criação de uma força de intervenção direta.
No centro de Sarajevo, franco-atiradores mataram ontem uma menina de 11 anos que andava na rua. Um porta-voz da ONU disse acreditar que o disparo foi efetuado por um atirador sérvio.

Texto Anterior: EUA negam vistos mas apóiam fugas, diz Fidel
Próximo Texto: Europa planeja visita ao pólo Sul da Lua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.