São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quase 500 mil foram 69

FERNANDO CANZIAN
DO ENVIADO ESPECIAL

Quase 500 mil foram em 69
O festival de Woodstock original foi mais longo, descontrolado e barato que a sua reedição 25 anos depois.
Foi um dos momentos mais memoráveis da revolução de comportamentos nos Estados Unidos e marcou a geração dos atuais cinquentões americanos.
Mais de 30 bandas e músicos apresentaram-se no festival há exatamente 25 anos, entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969.
Na época, os americanos testavam os limites do movimento hippie, protestavam contra a guerra no Vietnã e revolucionavam o sexo.
A Food and Drugs Administration (FDA), que controla medicamentos nos EUA, havia aprovado dois meses antes o uso da pílula anticoncepcional no país e o consumo de drogas como maconha e LSD era considerado, até certo ponto, normal.
Cerca de 500 mil pessoas compareceram e quase ninguém pagou ingressos para entrar.
O programado era um festival com lotação máxima de 50 mil pessoas, a US$ 18 cada. Mas o descontrole começou logo no início, quando os organizadores perceberam que não tinham mais condições físicas de cobrar entradas de todos os que chegavam.
No segundo dia, centenas de pessoas já tomavam banho nuas em um pequeno lago, bebiam e se drogavam a vontade enquanto nomes como Jimmi Hendrix e Jenis Joplin (mortos de overdose dois anos depois) se apresentavam.(FCz)

Texto Anterior: Mais de 130 mil esperam festival começar
Próximo Texto: Quem toca no Woodstock
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.