São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rubem Fonseca lança livro na 13ª Bienal

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DO MAIS!

O escritor Rubem Fonseca, autor de "Agosto", deve lançar nos próximos dias um livro sobre o compositor brasileiro Carlos Gomes. A Companhia das Letras, editora de Fonseca, mantém a sete chaves o segredo do livro.
O escritor, que não gosta de dar entrevistas nem de tirar fotos, optou por publicar a obra sem notificação prévia à imprensa. O livro iria direto das gráficas da editora para as livrarias, sem passar pelo tradicional circuito de divulgação.
A Companhia das Letras estaria planejando soltar o volume durante o período de 17 a 28 deste mês, quando se realiza em São Paulo a 13ª Bienal do Livro.
Nessa época, as atenções culturais estão voltadas para o mercado livreiro e o lançamento apostaria no efeito-surpresa. Fonseca é um dos autores mais vendidos do país.
A alteração na data de lançamento só ocorreria por algum capricho do escritor.
Na última semana, uma equipe da BBC de Londres esteve no Rio, onde mora Fonseca, e em São Paulo, para gravar cenas de um documentário sobre Carlos Gomes. Especula-se que o escritor tenha participado do roteiro do filme.
Carlos Gomes (1836-1896) é o maior compositor brasileiro do século 19. Sua ópera mais famosa é "O Guarani". Uma carta –pesquisada por Fonseca– em que o compositor francês Maurice Ravel elogia o compositor deverá constar de uma das passagens do livro.
Este ano, uma espécie de "revival" Carlos Gomes está ocorrendo na Europa. Uma montagem de "O Guarani", estrelada por Plácido Domingo, está em cartaz desde 5 de julho no Teatro da Ópera de Bonn (Alemanha). É dirigida pelo cineasta Werner Herzog e estrelada pelo tenor Plácido Domingo.

Texto Anterior: Itamar tem aprovação mais alta desde início do governo
Próximo Texto: Matias Machline morre em acidente nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.