São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
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Novo Corsa 1.6 que chega em outubro

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Antecipando o próximo lançamento da General Motors no Brasil, Veículos mostra o Corsa GSi, equipado com motor 1.6 de 16 válvulas.
A versão esportiva do atual modelo pequeno da Chevrolet começa a ser vendida a partir de outubro próximo, por cerca de R$ 20 mil.
Será apresentada no Salão do Automóvel (que acontece de 20 a 30 de outubro), em São Paulo.
Veículos avaliou o Corsa GSi num percurso de cerca de 1.500 km por estradas espanholas.
O roteiro, com partida em Madri, incluiu as cidades de Zaragoza, Barcelona, Valência e Toledo.
O Corsa GSi vai ser todo montado no Brasil, mas terá –na fase inicial– motor importado, o mesmo que equipa a versão avaliada.
Tem injeção eletrônica multiponto (um bico injetor para cada cilindro) e 109 cv de potência.
O lançamento da Chevrolet vai concorrer diretamente com o novo Gol GTi, a ser lançado em setembro pela Volkswagen (que em 95 ganha versão com 16 válvulas).
Durante a avaliação, o GSi mostrou que seus pontos fortes são a agilidade e o desempenho.
Pesa 975 kg (na versão com ar-condicionado) e tem boa relação peso/potência (9 kg para 1 cv).
O motor, silencioso e elástico, é econômico –fez média de 13,7 km/litro na estrada (gasolina européia), a 120 km/h constantes.
Tem boas respostas nas rotações mais baixas e permite recuperar bem a velocidade em quinta marcha, mesmo em aclives fortes.
Leva cerca de 15 segundos para ir de 40 km/h a 100 km/h.
Segundo a fábrica, o GSi faz de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos e atinge 195 km/h, desempenho próximo ao do Uno Turbo.
Equipado com pneus largos (185/60-14) e amortecedores pressurizados, o GSi apresentou boa estabilidade em curvas.
A direção é macia em manobras e firme em alta velocidade.
O volante, apesar de grande, tem boa empunhadura. Não chega a encobrir os instrumentos.
Internamente, o carro é muito parecido com a versão GL 1.4, lançada recentemente no Brasil, com exceção dos bancos –esportivos e envolventes– e dos revestimentos, mais luxuosos.
O assento do motorista tem altura regulável. O acesso ao interior é difícil em todos os modelos.

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