São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sono solitário pode ser mais repousante

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Casais que querem descansar durante a noite devem dormir em camas separadas, sugere um estudo da Universidade de Loughborough (Reino Unido) publicado na revista "Sleep".
Os cientistas monitoraram o sono de 46 casais durante oito noites. Descobriram que os que dormiam sozinhos faziam menos movimentos durante a noite.
"Nossos resultados mostram que, quando um parceiro se mexe na cama, o sono do outro é perturbado", disse Francesca Pankhurst, autora do estudo.
Segundo ela, metade dos movimentos feitos por um dos parceiros causou um movimento do outro em um intervalo de 30 segundos.
Embora não conseguissem determinar se um dos sexos perturbava mais o outro durante o sono, os cientistas verificaram que os homens se mexem mais que as mulheres.
Todos os voluntários para o estudo, com idade entre 23 e 67 anos, usaram durante o sono uma pulseira ligada a um computador para avaliar sua movimentação.

Texto Anterior: Deserto do Atacama é tema de exposição
Próximo Texto: Novas células cerebrais mudam canto de ave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.