São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brizola compara o Plano Real a 'cálice envenenado'

Candidato do PDT diz que plano "desestrutura" país

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Leonel Brizola, 72, candidato a presidente pelo PDT, comparou o Plano Real a um "cálice envenenado". Segundo ele, esse "remendo" pode acabar desestruturando ainda mais a economia brasileira.
Brizola citou o Plano Cruzado (de 1986) e disse não saber se daria continuidade ao Real, se eleito. "É preciso primeiro ver o estrago causado."
"Esses planos são assim. Dão um cálice envenenado para todo mundo e depois a economia fica mais desorganizada", declarou, logo após sair do "Programa Livre", no SBT.
Durante o programa para jovens, o ex-governador do Rio sugeriu, com ironia, que Fernando Henrique Cardoso, candidato do PSDB/PFL à Presidência, não conhece o país.
"É bom acadêmico, mas se sobrevoar o Sul é capaz de achar que os campos de trigo são campos de golfe", disse.
Apesar de o PT já ter dado sinais de que gostaria do apoio do PDT no segundo turno, Brizola preferiu ontem acenar para uma união com o PMDB.
"O ex-governador Quércia deveria pensar já. Seria melhor se nós somássemos forças."
Embora não tenha descartado eventual apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, Brizola disse que Lula "não tem quilometragem" para um confronto com FHC.
"Vai entregar a rapadura. E vamos todos nós para o atoleiro de novo como em 89", disse.
Brizola (com 6% de intenção de voto, segundo pesquisa Datafolha, de 8 e 9 de agosto) defendeu a hipótese, remota, de união das "forças de centro-esquerda" em torno dele.
Diante dos estudantes, Brizola se saiu bem, apesar das "saias-justas" a que foi submetido. A pior se referia à sua postura em relação ao uso de drogas por sua filha Neusinha.
"Espero que ela já tenha saído desse problema", afirmou.
Alguns jovens chegaram a sugerir, com perguntas, que Brizola tinha idéias ultrapassadas, devido à idade, e deveria primeiro consertar o Rio para depois tentar a Presidência.

Texto Anterior: TRE dá direito de resposta ao PT em capa da "IstoÉ"; revista recorre
Próximo Texto: OAB lança campanha por voto consciente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.