São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Batista divulga suposto plano para incentivar criminalidade

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

O governador do Rio, Nilo Batista (PDT), entregou a jornalistas relatório sobre um suposto plano de desestabilização do governo estadual que beneficiaria o ex-governador Moreira Franco (PMDB).
O documento também trata de um atentado que seria praticado por ordem de bicheiros cariocas contra a juíza Denise Frossard.
O documento, datado de 23 de setembro de 93, é assinado pelo coronel da PM Franchel Pereira Fantinatti Júnior.
Ainda em 93, o coronel PM Cesar Borga foi afastado do cargo de inspetor geral de Segurança do TJ do Rio de Janeiro.
Segundo Fantinatti, em 20 de julho de 93, Borga lhe disse que o coronel PM Manoel Elysio dos Santos Filho (comandante da corporação no governo Moreira) procurava "aliciar PMs" para uma retomada de poder pelo PMDB.
Segundo Fantinatti, no dia seguinte ao relato, Borga o procurou e disse que fizera aquelas declarações apenas para testá-lo.
No documento, Fantinatti insinua ligações de Borga com bicheiros e com uma tentativa de atentado contra Denise Frossard.
Esse atentado, segundo ele, teria sido decidido por bicheiros. "A sua morte seria provocada na estrada, quando Frossard fosse para Minas Gerais", afirma o relatório.
Segundo ele, Frossard, alertada para o risco, desistiu da viagem.
O ex-governador do Rio Moreira Franco classificou de "palhaçada" o relatório divulgado.
Moreira disse não acreditar que o coronel Maonel Elysio "tenha feito qualquer complô para uma tomada de poder".

Texto Anterior: Vitamina reduz mortalidade entre crianças
Próximo Texto: Protesto em favela acaba em depredação ; Rio começa a retirar ambulantes do centro ; Laudo confirma morte de estudante com 4 tiros ; Polícia cobra dados de prédio que caiu em SP ; Acusados de assassinar empresário são julgados ; USP começa projeto de reciclagem do lixo ; Lavrador é queimado vivo no interior do Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.