São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crediário tem queda de 12%

FÁTIMA FERNANDES ; MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas a prazo caíram na véspera do Dia dos Pais. No último dia 13, as consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) foram 12% menores do que as do sábado anterior, dia 6 de agosto.
Já as consultas ao Telecheque –que mede as vendas à vista-, cresceram 20%, no período.
"O consumidor está diluindo a compra. Por isso, a demanda pelo crediário caiu neste final de semana", diz Marcel Solimeo, economista da associação.
Na sua análise, o consumidor teve duas semanas para comprar presente para o Dia dos Pais. "Não deixou para a última hora."
Segundo Vladimir Furtado, economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, as vendas de sexta-feira e sábado últimos foram 6% maiores do que as dos dois dias que antecederam a mesma data no ano passado.
A pesquisa da FCESP não levou em conta o efeito de liquidações e da volta às aulas. Somente as vendas de produtos típicos para pais.
Supermercados
Os médios e grandes supermercados venderam até 20% menos no último sábado em relação ao final de semana anterior.
Mas essa queda não foi forte o suficiente para reverter o desempenho de agosto que supera o de julho na maior parte das redes.
A expectativa do setor é de fechar o mês com crescimento de 12% sobre julho.
"Vendemos 20% menos no último sábado em relação ao anterior", diz André Nassar, sócio da rede de supermercado Mambo.
No último sábado, as vendas recuaram 6% no hipermercado Paes Mendonça da Penha, zona leste, sobre final de semana anterior.
Na comparação com o segundo final de semana de julho, no entanto, o Paes Mendonça registrou crescimento de 12%, segundo João Carlos Brás da Silva, gerente.
Na contramão dos médios e grandes, os pequenos supermercados registraram alta de até 4% nas vendas no final de semana, segundo Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga.(Fátima Fernandes eMárcia de Chiara)

Texto Anterior: Consumo recupera nível de 91
Próximo Texto: Volume de negócios na Bovespa é recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.