São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão vai investigar gastos com a Saúde

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco vai determinar nos próximos dias uma intervenção da área econômica nos gastos do Ministério da Saúde para evitar desperdício e melhorar o atendimento nos hospitais.
O texto de um decreto, preparado pelo ministro Beni Veras (Planejamento), estabelece a criação de um grupo formado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento para este acompanhamento junto ao Ministério da Saúde.
A assinatura do decreto pelo presidente só depende de um acerto prévio que Veras está tentando formalizar com o ministro Henrique Santillo (Saúde), há um mês.
O Ministério do Planejamento informou que Veras já fez três tentativas de conversa, sem êxito. A assessoria de Santillo nega esta resistência do ministro, mas confirma que esta discussão ficou até agora restrita à área técnica.
Santillo limitou-se a autorizar seu secretário-executivo, Dioclécio Campos Júnior, a estudar que medidas seriam implementadas de imediato.
O texto do decreto está desde sexta nas mãos do ministro Henrique Hargreaves (Casa Civil), para ser entregue a Itamar, só aguardando a conversa dos ministros.
O acompanhamento da área econômica vai se basear em medidas propostas no relatório de uma auditoria interministerial, que, entre outros problemas, apontou desvio de 28% da verba por causa de fraudes e preenchimento errado de guias de internação.
O relatório sugeriu medidas como a contratação de auditoria externa para checar as contas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Texto Anterior: Doação é indolor, diz médico
Próximo Texto: Delegado aposentado move ação contra Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.