São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os programas do conjunto

ROSELY SANCHES; SANDRA ALUÍSIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As ferramentas que compõem o "Classic" são o "PageMaker 4.0", o "IntelliDraw 2.0", o "PhotoStyler 2.0 Special Edition", o "Type Twister", o "Font Works" e o "Acrobat Reader".
O "PageMaker 4.0" (PM4) é um programa para redigir, editar, projetar e produzir trabalhos de diagramação eletrônica.
É ideal para trabalhos de grande porte, pois permite a criação de uma lista de arquivos (editados em diversos formatos) usados para compor documentos maiores, como manuais, teses e livros.
Para os arquivos que são importados para dentro do "PM4" e que são atualizados constantemente existe um sistema de vínculo com a ferramenta que o gerou, permitindo atualizações automáticas, sempre que necessário.
Há também uma opção muito útil para um arquivo "PM4" composto de muitas imagens gráficas: a possibilidade de não se armazenar o arquivo gráfico no próprio documento. Isso reduz significativamente o tamanho do arquivo.
O PM4, embora possua características importantes para editoração, não permite mais de um arquivo aberto simultaneamente, uma deficiência significativa. Além disso, não permite que os textos e gráficos trazidos de outro software sejam modificados in loco, ou seja, não possui suporte a objetos (OLE).
O "IntelliDraw 2.0" (ID2) inova na maneira de desenhar. Deixa o projetista livre para se concentrar na criação do design, liberando-o da tarefa trabalhosa de manter os objetos alinhados ou distribuídos dentro de uma área específica.
O ambiente "ID2" apresenta um conjunto completo de ferramentas básicas de desenho, mas sua característica principal é a habilidade de fornecer ajuda ao usuário em todas as fases do trabalho com desenhos.
Possui uma janela de modelos ("templates") com a possibilidade de arrastá-los ("drag and drop") para a área de trabalho. Para os desenhos, você pode usar um conjunto de mais de mil ilustrações do Image Club em formato EPS.
O "ID2" também possui um meio simples de animar objetos gráficos.
Produção de imagens
A versão simplificada do "PhotoStyler 2.0" (PHS2) possibilita o processamento e a produção de fotos ou ilustrações digitalizadas e outras imagens bitmap (clip art, imagens capturadas do vídeo ou criadas por programas gráficos).
Com efeitos especiais, é possível transformar imagens em arte.
O público para essa ferramenta é vasto, incluindo diretores de arte e artistas gráficos. Estão disponíveis mais de 160 fotografias de domínio público.
É útil também para retocar, restaurar e corrigir fotografias, assim como criar, compor e modificar imagens. Além disso, essa ferramenta pode auxiliar arquitetos e engenheiros na transformação do projeto CAD/CAM em fotos.
Efeitos especiais
O "Type Twister" (TW) ajuda na produção de efeitos especiais em faixas, memoriais, apresentações, formulários ou logotipos.
Há 50 projetos de realce para textos, que envolvem fontes, textura, cor e efeitos de torção, rotação, sombreamento etc. É possível criar outros mais.
O software não traz opção para imprimir ou salvar o texto produzido. Para transferir o texto para um outro aplicativo deve-se usar o "clipboard", o que causa uma perda na resolução devido à mudança de formato.
Mas, se esse aplicativo trabalha com OLE (o que não ocorre com o "PM4"), as modificações de realce no mesmo texto podem ser efetuadas de dentro do aplicativo.
Tipos de letras
O "Font Works" (FW) fornece uma biblioteca de mais de 150 tipos de letras (fontes) de alta qualidade com as quais é possível melhorar a aparência de documentos.
Permite, também, inserir ou remover fontes e organizar fontes em grupos. Além disso, possibilita a substituição de fontes que não estejam disponíveis por outras que dela mais se aproximem.
Isso termina com o pesadelo do "Windows" que, usualmente, troca fontes que não reconhece por Arial ou Times Roman, provocando mudanças drásticas no layout do documento.
O "FW" possui uma ajuda para a escolha de fontes corretas para cada tipo de documento. Fornecendo-se alguns detalhes sobre o documento que se está criando, recebem-se sugestões de pares de fontes que combinam bem.
Também fornece um tutorial interativo on line que ensina o básico para se trabalhar com tipos.
O "Acrobat Reader" (AR) é um sistema pelo qual um documento hipertexto em formato PDF pode ser lido e impresso.
O "AC" faz parte da família de programas "Adobe Acrobat" que permitem a visualização, distribuição, impressão e gravação de documentos em formato PDF, independentemente do computador, sistema operacional, fontes ou aplicação usada para criar o arquivo original.
No "Classic", o "AR" serve como ferramenta de suporte para se navegar pela documentação que acompanha o programa.

Texto Anterior: CONHEÇA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO
Próximo Texto: Saiba quem fez a avaliação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.