São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto promove turismo com ciência

CARLOS KAUFFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

Dizer que turismo também é cultura é quase um lugar-comum. Excursões organizadas pela Smithsonian Research Expeditions, dos EUA, não só tomam ao pé da letra a expressão como estendem o conceito de cultura ao campo educacional e científico.
É incorreto chamar de "turista" quem participa desses programas. Melhor chamá-lo de "voluntário", como diz o folheto do Smithsonian.
Os voluntários passam a integrar por tempo limitado equipes de pesquisa do Instituto Smithsonian, fundação que mantém o maior complexo de museus do mundo –16 ao todo, reunindo mais de 139 milhões de peças entre objetos e obras de arte.
O objeto dessas pesquisas pode envolver, por exemplo, o estudo do comportamento de polvos no noroeste da Austrália, o estudo de religiões de origem africana em Havana (Cuba), passando por artes em Bali, na Indonésia, e chegando até a documentação da feira de antiguidades de Brimfield, no Estado de Connecticut (nordeste dos Estados Unidos).
A participação dos "voluntários" nesse tipo de excursão é ativa. Pressupõe trabalho lado a lado com pesquisadores, coletando dados, montando arquivos etc.
Para participar desses programas científicos, o candidato deve ter fluência na língua inglesa e muita iniciativa pessoal.
Entre os campos de pesquisa estão ciências natural e social, horticultura, museologia, astronomia e história norte-americana.
As "contribuições", como são chamados os custos das excursões, abrangem a parte terrestre da viagem –hospedagem, transporte e algumas refeições– e o apoio financeiro à instituição.
Além desses programas de pesquisa científicos, há outros mais voltados para o turismo.
O contato com a pesquisa não se esgota no período estrito da viagem. O Smithsonian provê farto material preparatório sobre condições de campo, técnicas, objetivos da pesquisa e bibliografia especializada cerca de quatro semanas antes da expedição.

Texto Anterior: Outubro é melhor época para viagem
Próximo Texto: CONHEÇA AS PRÓXIMAS EXPEDIÇÕES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.