São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 1994
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Papel permite identificação de cartelas que têm prêmio

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Papel permite identificaçãode cartelas que têm prêmio
Responsáveis por Tele-Sena e Papa-Tudo admitem defeito nas cartelas
As cartelas premiadas dos bingos televisivos Papa-Tudo e Tele-Sena podem ser identificadas antes de serem abertas.
Para saber se uma cartela do Papa-Tudo ou da Tele-Sena está premiada, basta olhar o papel contra a luz, aproveitando a abertura de um dos lados do produto.
A tinta e o papel utilizados pemitem a leitura do verso. Isso ocorre porque o papel é muito fino, e a camada de tinta, pouco espessa.
Cada cartela desses telebingos custa R$ 1,00. O produto vem fechado. É um pedaço de papel dobrado e lacrado. Na parte de dentro, ao abrir, o apostador encontra –ou não– o seu prêmio.
O Papa-Tudo dá prêmios instantâneos de R$ 4.000,00. Na Tele-Sena, o prêmio é de R$ 2.500,00.
O faturamento estimado dos dois telebingos juntos no ano passado é de US$ 200 milhões.
O Papa-Tudo é dos empresários Artur Falk (banco Interunion) e Roberto Marinho (Organizações Globo). A Tele-Sena é do apresentador de TV e empresário Silvio Santos (SBT).
Representantes dos dois telebingos foram procurados pela Folha e admitiram o defeito no produto. Mas dizem que é impossível eliminar o problema.
"Fazer com uma tinta mais espessa exigiria um papel diferente. Isso encareceria a o produto. Ficaria inviável", diz Artur Falk.
Falk afirma que "ninguém até hoje reclamou desse problema". Mas o empresário admite que a falha pode gerar fraude.
"A única possibilidade seria alguém ficar olhando título por título antes de vender. Se encontra um premido, compra para si. É uma possibilidade remota, mas existe", diz Falk.
Uma das possibilidades estudadas por Falk é fechar completamente todos os lados da cartela. Isso não eliminaria o problema dos 12 milhões de títulos que já estão sendo vendidos este mês.
O Papa-Tudo e a Tele-Sena são vendidos nas 12 mil agências dos Correios. Além disso, é possível encontrar as cartelas em casas lotéricas, supermercados e bancas de jornal, dependendo da cidade.
"Mandamos dificultar ao máximo, mas não tem jeito. Aumentamos a gramatura do papel três vezes", afirma Anibal Buim Neto, diretor-administrativo e financeiro da Liderança Capitalização, empresa do Grupo Silvio Santos responsável pelo Tele-Sena.
Para Buim Neto, seria impossível tornar as cartelas de seu produto inteiramente à prova de leitura contra a luz.
O Papa-Tudo e o Tele-Sena começaram a dar prêmios instantâneos a partir de julho. Antes, a premiação se restringia ao bingo convencional que o produto oferece.
Para a Tele-Sena, a oferta do prêmio instantâneo gerou um aumento de 10% nas vendas.
Quando soube que uma reportagem estava sendo feita a respeito do problema, Artur Falk, do Papa-Tudo, disse: "Você vai dar a arma para o bandido."
Para Falk, assim que for divulgado que é possível saber se as cartelas dos telebingos estão premiadas antes de abri-las, o produto vai despencar em vendas.

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