São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido abafa crise no Ceará

EUMANO SILVA

EUMANO SILVA ; PAULO MOTA
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA (CE)

PAULO MOTA
A coordenação nacional da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma "operação abafa" para evitar tumulto no comício de ontem à noite em Fortaleza.
Durante a preparação do comício, dois focos de crise preocupavam a direção nacional. O principal é a política de alianças desenvolvida por candidatos do PT a cargos proporcionais.
Membros do partido, como o vereador Artur Bruno (PT), questionam "dobradinhas" eleitorais que candidatos do PT fizeram com candidatos do PSDB e PFL.
O outro foco de crise foi gerado pelo veto que a direção estadual do PT estava impondo à participação no comício da ex-prefeita Maria Luiza Fontenelle (PSTU).
Para ajudar a resolver as crises, a coordenação nacional enviou a Fortaleza um de seus membros, José Luiz Fevereiro. Todas as facções que apóiam Lula se reuniram e fizeram uma trégua para assegurar a tranquilidade do comício.
O candidato ao governo da Paraíba pelo PMDB, Antônio Mariz, não aceitou a proposta petista de apoiar Lula no primeiro turno.
O vice-presidente do PT, Luis Eduardo Greenhalgh, esteve em João Pessoa tentando convencer Mariz a apoiar o petista.
Pela proposta, Mariz anunciaria apoio a Lula em troca da renúncia do candidato ao governo pelo PT, Avenzoar Arruda, que o apoiaria.

Texto Anterior: Dirceu culpa direção do PT por apatia
Próximo Texto: Menino que perdeu o dedo pede para conhecer petista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.