São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIS exibe hoje "A Matadeira" do diretor gaúcho Jorge Furtado

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

MIS exibe hoje "A Matadeira"do diretor gaúcho Jorge Furtado
O 5º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo lança hoje às 20h30 no MIS o novo curta-metragem do cineasta e roteirista gaúcho Jorge Furtado ("Ilha das Flores").
"A Matadeira", rodado em 16 mm, é um dos episódios do longa-metragem sobre o massacre de Canudos realizado como uma co-produção germano-luso-brasileira encabeçada pela TV alemã ZDF e pelo Instituto Goethe de São Paulo. O longa completo deve estar pronto em outubro próximo.
"A Matadeira" parte de um símbolo para discutir Canudos: os novíssimos e imponentes canhões utilizados pelo Exército brasileito para a repressão do movimento messiânico liderado por Antonio Conselheiro. Mas o filme coloca mais perguntas do que apresenta respostas.
O novo curta de Furtado tem uma estrutura de colagem, misturando trechos encenados, animações, fotos de época e extratos de documentários recentes. Seu tom é assumidamente extremado: os cenários são ultra-fakes, as cores, sempre berrantes, as interpretações, histriônicas –lideradas pelo carismático Pedro Cardoso em vários papéis.
"A Matadeira" passa a limpo as principais interpretações do episódio de Canudos, detendo-se na econômica (fim do ciclo do algodão no Nordeste), na militar (neo-armamentismo da então jovem República brasileira) e na psicológica (tragédia familiar atira Antônio à pregação). Elas se complementam, mas não explicam totalmente o mistério da mais célebre guerra religiosa nacional. Como que buscando ir algo além, Furtado estica um pouco seu filme, arrefecendo ao fim seu impacto. Ainda assim, é um dos pontos altos da produção nacional do ano. O filme levou três kikitos em Gramado (melhor diretor gaúcho, melhor direção de arte e melhor fotografia em curta 16 mm).

Mostra: Festival Internacional de Curtas-Metragens
Onde: MIS (av. Europa, 158, Jardins). Entrada franca
Hoje: 17h, Mostra Internacional 1 (destaque: "Defendendo Nossas Vidas", EUA, Oscar de documentário em curta-metragem); 19h, Retrospectiva Brasil: Musicais 1; 20h30, Panorama Brasil (destaque: "A Matadeira", Brasil); 22h, Mostra Internacional 2 (destaque: "Dez Segundos Depois", Japão); 24h, Mostra Internacional 3 (destaque: "A Ansiedade da Performance", EUA)

Texto Anterior: Bienal sedia hoje entrega do prêmio Jabuti
Próximo Texto: Estréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.