São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Eis a questão; Ordem dos fatores; Políticos "técnicos"; Juntando as fichas; Ainda pior; Batendo cabeça; Conflito de opiniões; Não por acaso

Eis a questão
A cúpula tucana já vislumbra um dilema no caso de FHC vencer: formar um ministério técnico –os "22 Jatenes"– e perder o apoio do PFL no Congresso ou distribuir os cargos entre os aliados e ser tachada de fisiológica.

Ordem dos fatores
Chefe do PFL e aliado de FHC, ACM descarta o "superpartido" de apoio ao novo presidente. E adapta a idéia dos "22 Jatenes" a seus interesses: "Primeiro, ele (FHC) nomeia os ministros, depois os transforma em Jatenes".

Políticos "técnicos"
A idéia tucana do "superpartido" não esbarra só no PFL. O PMDB gaúcho já avisa que FHC deve buscar um bloco parlamentar que lhe dê sustentação efetiva. Os "22 Jatenes" do ministério seriam escolhidos nos partidos do bloco.

Juntando fichas
Qualquer que seja a solução dos tucanos para o dilema de um eventual governo FHC, os caciques do PFL e do PMDB, como ACM e Sarney, só se preocupam agora em aumentar seus cacifes –elegendo governadores e parlamentares.

Ainda pior
Aos amigos, Lula diz que esta eleição é mais difícil que a de 89. Porque o adversário é mais qualificado, as forças que o apóiam estão articuladas, tem o respaldo do governo e um há fato positivo, bem palpável, a seu favor: o real.

Batendo cabeça
Na busca de um discurso para enfrentar FHC, o PT viu que não basta atacar suas alianças. Uma ala diz a Lula que ele precisa projetar um sonho alternativo ao real e que a raiva de suas últimas aparições mais tira votos do que conquista.

Conflito de opiniões
Empresários que se reuniram com Lula e seus aliados mais próximos saíram decepcionados de um encontro na semana passada. Não conseguiram convencer o petista a parar de atacar o real. Acham que assim não há saída.

Não por acaso
Em 12 de outubro entrará no ar a Rede Católica de Rádio, que fará a ligação, via satélite, de 170 emissoras ligadas à Igreja –com um público estimado em 40 milhões de ouvintes. A inauguração ocorrerá a um mês do 2º turno.

Próximo Texto: Tentando segurar; Pragmatismo; Mapa eleitoral; Saia justa; Novo ídolo; Tarde demais; Derrotado confesso; Terceiro Mundo; Trem fantasma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.