São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereador se elege com 5 votos

DA AGÊNCIA FOLHA,EM SANTA ROSA DO PURUS (AC)

Um plebiscito transformou Santa Rosa do Purus em município no dia 28 de abril de 1992. No dia 3 de outubro do mesmo ano, foram escolhidos os primeiros vereadores e prefeito da cidade.
"No dia da votação, seis barcos chegaram em Santa Rosa: três trazendo eleitores do PPR e três do PMDB", disse o presidente da Câmara, vereador Manuel Rodrigues de Moura (PMDB).
Resultado: foram eleitos nove vereadores (seis do PPR e três do PMDB). O campeão de votos foi o índio kaxinawá Francisco Domingos Pereira, com 18.
O menos votado, Jorge Lobaton Nóbrega, se elegeu com cinco votos. "Foi o meu e os de quatro amigos", afirmou.
A campanha de Nóbrega resumiu-se a "conversas com amigos" na noite anterior à eleição.
"Não fiz campanha e ainda deu para puxar quatro votos", orgulha-se o vereador.
No dia da eleição, o juiz eleitoral de Sena Madureira (a cidade mais próxima) acompanhou a urna que foi instalada em um "palhão" (quiosque), a única construção que então existia em Santa Rosa do Purus.
Na época, havia 140 eleitores em Santa Rosa. Hoje, o número chega a 321, segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Acre.

Texto Anterior: Acesso é só por barco ou avião
Próximo Texto: Prefeito leva uma vida mansa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.