São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para vizinhos, "homem nu" é discreto

ARI CIPOLA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Lula mantém comportamento amistoso quando encontra pessoas da redondeza, mas usa espingarda contra ladrões
A vida de Jenuário Xavier, o "homem nú", só não é sinônimo da definição de ermitão porque mora com Antonio Nunes, 58, vende seus animais e sai para pescar com pessoas da cidade mais próxima.
Também não é hippie, apesar de não cortar os cabelos nem a barba. Lula optou pela nudez antes mesmo da revolução sexual e fetivais como Woodstock.
Aos 7 anos, Lula já não admitia usar roupa. Levado por seus pais para a fazenda, foi criado até os 20 anos por uma tia, que já morreu.
Com estranhos e mulheres vizinhas, Lula trata a nudez com atos pudicos. Foi assim na presença da reportagem da Agência Folha, em sua casa, no último dia 11.
Lula sentou-se de pernas cruzadas na mureta que separa a copa da sua cozinha, na casa branca construida no início do século.
Com um facão na mão e uma espingarda calibre 12 ao lado, ele permaneceu mais de quatro horas nessa posição, tempo em que a reportagem ficou na casa.
As vizinhas relatam o mesmo comportamento de Lula quando acontecem encontros ocasionais na estrada que corta sua propriedade.
O comportamento amistoso e de indiferença da vizinhança com o hábito de Lula pode ser gerado pela discrição dele.
"Pode passar perto do Lula qualquer moça, menina e mulher, que ele respeita. Nunca ele atacou nenhuma mulher", afirmou Maria Alice Matias Alves, 40.
Maria Alice nasceu e se criou em um casa de taipa (construída com galhos e barro) que fica a menos de um quilômetro da residência de Lula e cujo terreno faz divisa com a propriedade dele.
Lula resolveria sua vida sexual com animais que ele mesmo cria, segundo Antonio Nunes, que mora com ele. Os primos José Pereira, 29, e se irmão, Damião, 27, que moram na mesma fazenda, confirmaram a versão de Nunes.
"Já ví o Lula fazer (sexo) com jega (sic), mas ele gosta mesmo é de novilha", afirma Nunes, com seu sorriso de poucos dentes.
Esse comportamento é comum na região, principalmente em relação à iniciação sexual.
Há 15 anos, Lula passou a usar uma espingarda calibre 12 para se defender dos ladrões de bode. Ele percorre sua propriedade sempre com a espingarda, seja para dar água aos animais ou colher milho.
"Estão roubando tudo dele de uns 15 anos para cá. Mas o Lula não é de atirar em ninguém", afirma o irmão Antonio Xavier, 27, que é professor de matemática.
O Plano Real atrapalhou a vida de Lula, que já não sabe mais quanto valem seus animais. "Antes do Real, o Lula somava o preço dos bodes de cabeça com maior agilidade que eu", conta Antonio.
O "homem nú" tem negócios e amigos na cidade, apesar de não ir até lá. Sua família é considerada rica na região.

Texto Anterior: Endereço é preservado
Próximo Texto: "Lula" não conhece candidato do PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.