São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rendimento de 8,51% ganha da Ufir

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

A carteira Folha de investimentos rendeu 8,51% no período de 15 de julho a 15 de agosto de 1994. A variação da Ufir foi de 5,22% na mesma época.
Olimpio Matarazzo Neto, diretor-executivo do Banco Patrimônio de Investimento S/A, associado à Salomon Brothers, optou por aplicar recursos nos CDBs prefixados e no fundo de ações no período.
Matarazzo observa que havia expectativa de queda na inflação e nos juros na primeira quinzena de julho. O CDB prefixado permitiu que os juros fossem fixados para o investidor enquanto estavam mais altos.
O cenário atual conjuga juros reais elevados como forma de conter o consumo, ao mesmo tempo em que aplicações de renda variável (como ações) são atraentes.
Para ele, qualquer melhora no cenário político resulta em alta no volume de negócios nas Bolsas.
A aplicação no fundo Patrimônio de Ações (New Fund) teve rentabilidade elevada no período, pois começou a haver maior presença dos investidores estrangeiros no mercado com a melhoria no desempenho de Fernando Henrique Cardoso na campanha eleitoral, ao mesmo tempo que o Plano Real começou a registrar resultados positivos.
As pesquisas eleitorais no início ainda eram influenciadas pelos resultados da Copa do Mundo. Agora, já se sentem os resultados na queda das taxas inflacionárias, diz.
Segundo Matarazzo, os preços das ações no Brasil estão mais atraentes que em outros mercados emergentes, como México, Argentina e Chile.
Os investidores estrangeiros estão aumentando sua participação no mercado acionário a partir do sucesso do Plano Real e do desempenho de Fernando Henrique Cardoso nas pesquisas eleitorais.
O volume de negócios na Bolsa paulista cresceu de R$ 100 milhões no início do Plano Real para mais de R$ 400 milhões nos últimos dias.
Para o executivo, os investidores brasileiros são ainda os principais responsáveis pelo crescimento do volume de negócios, mas os estrangeiros também estão ampliando sua presença no mercado principalmente nos últimos pregões.
A participação de investidores estrangeiros é da ordem de 25% do volume na Bolsa paulista, diz.
Em termos de setores, o elétrico apresenta a vantagem da privatização ser mais factível que o de telecomunicações (Telebrás) e de petróleo (Petrobrás), que dependem de mudanças constitucionais.
Segundo ele, o investidor externo vai olhar primeiro para o setor elétrico quando sentir a situação política mais confortável. O investidor sem especialização deve aplicar em fundo de ações.
Para ele, no segmento de renda fixa, as melhores opções são os fundos de commodities e de renda fixa DI. A expectativa de Matarazzo é que os juros reais situem-se entre 1,80% e 2,10%.

Texto Anterior: Guia traz perfil de 227 grandes grupos do país
Próximo Texto: QUANTO RENDEU A "CARTEIRA FOLHA" DE INVESTIMENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.