São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condephaat pode tombar imóveis em Higienópolis

RJ

O Condephaat abriu processo de estudo de tombamento de 31 imóveis, localizados no bairro de Higienópolis (região central de São Paulo).
Um abaixo-assinado de moradores do bairro, solicitando o tombamento de 24 imóveis da região, deu início à abertura do processo.
"Juntamos a listagem dos moradores com outra que estava em nossas mãos", afirma José Carlos Ribeiro de Almeida, 56, presidente do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).
Os imóveis estão localizados nas seguintes ruas: Alagoas, Maranhão, Conselheiro Brotero, Piauí, Marquês de Itu, Rio de Janeiro e Dr. Veiga Filho e nas avenidas Higienópolis e Angélica.
Segundo Almeida, as edificações em estudo caracterizam o desenvolvimento da cidade a partir do final do século passado até os anos 60 e coincidem com a ocupação de Higienópolis.
A moradora Sandra Vieira de Carvalho liderou o abaixo-assinado e conseguiu reunir mais de 3.000 assinaturas solicitando o tombamento dos imóveis.
"Minha luta é pelo tombamento de casas antigas e significativas, que mostram a arquitetura do final do século", diz.
O tempo necessário para que o tombamento dos imóveis seja ou não aprovado varia conforme a documentação respectiva. Almeida acredita que nesse caso demore, por envolver um conjunto grande.
Shopping
O bairro de Higienópolis também está sendo visado para a construção de um shopping. De acordo com o Condephaat, o empreendimento envolveria cinco casas em processo de tombamento.
O escritório de arquitetura Botti Rubin foi contratado para fazer o projeto.
"Há a intenção de se construir um shopping entre a avenida Higienópolis e a rua Dr. Veiga Filho", afirma o arquiteto Marc Rubin, 62.
Segundo Rubin, a idéia partiu de um grupo de investidores e ainda não foi definida a construtora que irá tocar o empreendimento.
A viabilidade do shopping dependerá, em parte, de aprovação do Condephaat, pois toda reforma ou projeto que envolva imóveis em processo de tombamento devem passar por análise do Conselho.
Qualquer pessoa pode solicitar um processo de tombamento, basta recorrer ao Condephaat que, após análise de um técnico, abrirá o processo ou o arquivará.

ONDE ENCONTRAR Condephaat - tel. (011) 258-6117.

Texto Anterior: Imobiliária se nega a dialogar
Próximo Texto: Schahin Cury lança prédio em Perdizes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.