São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O encontro dos viajantes franceses

O encontrodos viajantes franceses
Hercule Florence sem aspas desembarcou no Brasil em 1824. Inventor, desenhista e aventureiro francês, descobriu a fotografia por aqui. "Hercule Florence" é tudo isso mais o humor de seu criador, o escritor, editor e também aventureiro francês Thierry Belhassen, 40.
Na obra que aporta dia 29 no Museu da Imagem e do Som, Florence tem sua vida floreada. A mescla de história do Brasil e ficção podia ter gerado o samba do francês doido. Mas o resultado, gostoso e digerível, tem sabor de folhetim. Nele, o sisudo Florence (ao menos parece, nos retratos) refere-se a mulheres da corte do Rio como "peruas", o cônsul Langsdorff pesca piranhas com o pênis e gente de épocas diferentes se cruza para deleite do leitor.
Como Florence, Belhassen também viajou bem, até se fixar aqui, nos 80, "importado" pela mulher, brasileira. Na França, foi jornalista. Nos EUA, assumiu cargo "prestigioso e burocrático" na ONU. No Brasil, se virou mesmo na fase de "analfabeto em português": comprou os direitos de uma coleção francesa sobre carros antigos, explorou buracos do mercado editorial.
"Hercule Florence" foi feito no Macintosh de Belhassen, instalado em uma chácara na Granja Viana, onde vive com mulher, filhos e cães, e de onde toca sua editora. Na pesquisa que precedeu o livro, sua maior referência foi a obra do historiador Boris Kossoy. Também buscou iconografia da época, até descrever o que não viu. O livro é quase paródia e o autor faz questão do quase: preza o patrício do passado. Ao subverter Florence, ele também divulga um nome com fama desproporcional à importância.
–H.H.

Texto Anterior: Fotógrafo, mas vive de vento
Próximo Texto: Vai para o trono ; Voice ; New York's bas-fond ;Mostra de peito ; Mexendo com Fogo ; Cutucando a Onça; Absolute Beginner; Olha Ela Aí; Marcas; The Power of Mind ; Best Friends
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.