São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Paulistano não sabe o que é franquia

INÊS CASTELO
EDITORA DO TUDO

A franquia, um dos sistemas empresariais que mais cresce no mundo, ainda é uma mera desconhecida do paulistano. É o que revela pesquisa Datafolha, realizada com 1.080 pessoas.
Apenas 16% dos entrevistados conhecem o termo, mas só 5% deram definição totalmente correta.
Entre os que disseram conhecer algum estabelecimento franqueado, o McDonald's aparece como o mais lembrado (40%). O Boticário vem em seguida, com 21% e os Correios, com 12%.
Marco Aurélio Militelli, 29, diretor da BMD - Franchise Development Services e consultor do Sebrae, diz que a maioria das pessoas que recorre ao órgão não conhece o sistema.
Segundo ele, a mídia fala muito do assunto, mas poucas vezes explica o que franquia significa.
Para Marcelo Cherto, 40, diretor do Instituto Franchising, o resultado da pesquisa reforça a perspectiva de que o sistema ainda tem muito o que crescer no Brasil.
Bernad Jeger, 43 presidente da Associação Brasileira de Franquia (ABF), credita a desinformação ao fato de o sistema ser novo no país. "Só deslanchou em 86", diz.
Nesses oito anos, no entanto, o crescimento se deu a passos largos. Em 93, o país somava 18 mil lojas franqueadas (excluindo os postos de gasolina).
Para este ano, a previsão é de que o número cresça 40%. O total de franqueadores hoje é de 625.

Colaborou Nelson Rocco, da Reportagem Local

A pesquisa Datafolha é um levantamento estatístico por amostragem estratificada, com sorteio aleatório. Foi realizado no dia 19 de julho, em São Paulo.

Próximo Texto: Veja como o sistema opera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.