São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994 |
Próximo Texto |
Índice
Paulistano não sabe o que é franquia
INÊS CASTELO
Apenas 16% dos entrevistados conhecem o termo, mas só 5% deram definição totalmente correta. Entre os que disseram conhecer algum estabelecimento franqueado, o McDonald's aparece como o mais lembrado (40%). O Boticário vem em seguida, com 21% e os Correios, com 12%. Marco Aurélio Militelli, 29, diretor da BMD - Franchise Development Services e consultor do Sebrae, diz que a maioria das pessoas que recorre ao órgão não conhece o sistema. Segundo ele, a mídia fala muito do assunto, mas poucas vezes explica o que franquia significa. Para Marcelo Cherto, 40, diretor do Instituto Franchising, o resultado da pesquisa reforça a perspectiva de que o sistema ainda tem muito o que crescer no Brasil. Bernad Jeger, 43 presidente da Associação Brasileira de Franquia (ABF), credita a desinformação ao fato de o sistema ser novo no país. "Só deslanchou em 86", diz. Nesses oito anos, no entanto, o crescimento se deu a passos largos. Em 93, o país somava 18 mil lojas franqueadas (excluindo os postos de gasolina). Para este ano, a previsão é de que o número cresça 40%. O total de franqueadores hoje é de 625. Colaborou Nelson Rocco, da Reportagem Local A pesquisa Datafolha é um levantamento estatístico por amostragem estratificada, com sorteio aleatório. Foi realizado no dia 19 de julho, em São Paulo. Próximo Texto: Veja como o sistema opera Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |