São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Como montar uma empresa para reciclagem de latas de alumínio?

Daniel Luiz Contri, São Carlos, SP
O custo de montagem de uma pequena indústria de reciclagem de alumínio para produzir, por exemplo, 10,8 toneladas de lingotes por mês, fica em cerca de US$ 40 mil.
Isso inclui a montagem de um forno elétrico tipo cadinho com capacidade para 500 kg/dia, aquisição de dez fôrmas de ferro fundido para os lingotes e instalação do barracão industrial. Com essa estrutura é possível obter uma receita operacional de US$ 14,2 mil mensais.
Esse tipo de empreendimento apresenta índices financeiros altamente atrativos, com uma taxa de equilíbrio de 42% e um prazo de recuperação do capital em torno de dois anos e meio.
Para a produção mencionada, é necessário transformar a mesma quantidade de sucata de alumínio. O material não se degrada durante a reciclagem.
Além disso, o metal possui alto valor residual, isto é, sua sucata é mais nobre do que a de outros materiais reutilizáveis.
O processo de reciclagem de alumínio é simples. A sucata adquirida é pesada e descarregada na empresa, onde ocorre uma triagem manual para separar materiais estranhos.
Depois o material é separado por tamanho e aqueles que não estiverem dentro do padrão de comprimento, são cortados e compactados para melhor aproveitamento do forno.
O material é colocado no forno para aquecimento até a fundição, quando são retirados os resíduos do processo.
O material fundido sai do forno direto para os moldes. Concluída essa fase, as peças são resfriadas e desmoldadas.
Antes de começar é necessário consultar a Secretaria do Meio Ambiente.
A Associação Brasileira de Alumínio prevê crescimento de 8,8% ao ano no consumo da sucata, chegando no ano 2000 a responder por 24% da necessidade de alumínio do país.
Mais informações no Sebrae Mato Grosso do Sul, pelo tel. (067) 382-6360.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Empresa aposta em travesseiro com aroma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.