São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do DF prepara comício de FHC

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo do Distrito Federal está usando sua máquina administrativa para preparar o local onde Fernando Henrique Cardoso (PSDB-PFL-PTB) fará comício, na cidade-satélite de Samambaia (DF), no sábado.
O uso de recursos públicos na campanha, de acordo com a lei 8.713/93, que regula as eleições deste ano, é ilegal.
O governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PP) apóia as candidaturas de FHC à Presidência e de Valmir Campello (PTB) ao governo do DF. Campello participa do comício.
Três caçambas da Novacap (Companhia de Urbanização da Nova Capital) e uma niveladora faziam ontem serviços de terraplanagem em frente e atrás do local onde está sendo montado o palanque do comício.
Um carro-pipa do Corpo de Bombeiros despejou sobre a terra aplainada 6.000 litros de água ontem pela manhã.
O serviço foi pedido ao Corpo de Bombeiros pela administradora da Samambaia, Sônia Nacazato.
Um trator da Novacap equipado com roçadeira cortava, ontem à tarde, a grama dos terrenos próximos ao palco.
Os trabalhos começaram na segunda-feira, segundo afirmaram os funcionários da Palco Locação, empresa que monta o palanque.
O coordenador de eventos do comitê de Campello, Leonel Paiva, enviou ofício à Administração Regional de Samambaia solicitando trabalhos de limpeza e infra-estrutura na área do comício.
Paiva disse que o comitê vai pagar uma taxa pelos serviços, mas não quis informar o valor.
Escondendo
A Administração Regional procurou esconder que executa obras no local. Sônia Nacazato disse à Folha que não sabia da presença das máquinas da Novacap. "Não tenho informações sobre isso", afirmou às 14h.
O prédio da Administração Regional está localizado a 100 metros do terreno onde está sendo montado o palco. O terreno tem área aproximada de 10 mil m2.
As máquinas interromperam o serviço após serem fotografadas pela Folha, entre 11h30 e 12h. Os funcionários da Palco Locação foram orientados a não prestar informações sobre as obras.
Esteve no local uma caçamba vermelha, placas CM-4052, com um letreiro na porta: "A serviço da Novacap".
Uma caçamba branca tinha a seguinte sigla na porta: "TCA-DF". O trator com roçadeira tinha a sigla da Novacap no motor.
A lei
O artigo 45 da lei eleitoral diz que é vedado ao candidato receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro de órgão da administração pública direta e indireta ou de fundação.
O comitê de Campello informou à Folha que o comício também contará com serviços da CEB (Companhia de Energia Elétrica) e da Caesb (Companhia de Água e Esgotos de Brasília) no sábado. O comitê diz que pagará taxas de serviço a estas empresas.
O comício terá um show do grupo de forró Mastruz com Leite e de cantores sertanejos. São esperadas 20 mil pessoas.

Texto Anterior: Esforço concentrado
Próximo Texto: Comitê paga serviços, diz assessor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.