São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arco do Triunfo é símbolo de vitórias

Sua construção começou em 1806

DA REDAÇÃO

No dia 26 de agosto de 1944, um dia depois da libertação de Paris, Charles de Gaulle (1890-1970) fez sua entrada vitoriosa na capital francesa.
E não foi por acaso que o general-estadista –um dos comandantes da resistência contra o nazismo– marchou do Arco do Triunfo até a catedral de Notre Dame.
Os arcos de triunfo são monumentos formados por um ou mais pórticos em abóboda e, em geral, aludem a acontecimentos militares.
Os romanos foram os primeiros a marcar as vitórias de seu império com monumentos desse tipo e um dos mais antigos é o de Rimini, construído em homenagem ao imperador Augusto (27 a.C.-14 d.C.).
Em toda Europa é comum a ocorrência de arcos que lembram batalhas e esses foram construídos nas entradas de cidades, estradas ou de pontes.
O monumento erigido na capital francesa é o maior arco triunfal do mundo e teve sua construção iniciada em 1806, no governo de Napoleão 1º, quando ergueram-se várias construções neoclássicas.
A obra é alusiva às vitórias da Grande Armada e foi projetado por Chalgrin e Huyot.
Sua construção foi retardada por dez anos e concluída apenas em 1836, já no governo de Luís Felipe.
O Arco tem 49 metros de altura, 45 comprimento e é ornamentado com estátuas em relevo e frisos que mostram cenas de diversas guerras.
Nele estão inscritos os nomes das 128 batalhas de Napoleão e de seus 558 generais.
Localizado na antiga Place de l'Étoile (hoje praça Charles de Gaulle), o Arco do Triunfo parisiense abriga também o túmulo do soldado desconhecido e tem uma chama simbólica permanentemente acesa.
Pacifistas irreverentes e surrealistas já foram presos no local, acusados da utilização da chama eterna para fritar ovos, num protesto contra as guerras.
A vista de Paris a partir do topo do monumento é conhecida por sua beleza.

ARCO DO TRIUNFO: funciona de abril a setembro, das 10h às 17h30, e de março a outubro, das 10h às 16h30. Acesso pela estação Charles de Gaulle-Étoile. Entrada gratuita para menores de 17 anos; visitantes de 18 a 24 anos pagam 12 francos (cerca de R$ 2) e os demais 22 francos (cerca de R$ 4).

Texto Anterior: A PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL FRANCESA
Próximo Texto: Crise deteriora a ilha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.